Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • OMRON divulga o “Roteiro de Médio Prazo SF 2ª Fase”
    • Experian é reconhecida como líder no IDC MarketScape: Avaliação de Fornecedores Globais de Verificação de Identidade em Serviços Financeiros 2025
    • Organon anuncia acordo para alienar seu sistema JADA® por até US$ 465 milhões à Laborie
    • Médicos brasileiros podem validar o diploma na Europa
    • ADNOC fecha parceria com Comera Financial Holdings para capacitar seus fornecedores e PMEs nos EAU com soluções inteligentes de financiamento
    • Errata – Ponto de equilíbrio: por que ele decide o sucesso
    • Sete dicas para revisar com foco e chegar confiante no Enem
    • Empresas brasileiras esperam contratar no último trimestre
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Negócios»Nova campanha da 36ª Bienal de São Paulo convida o público a trazer suas cabeças para um encontro com a arte
    Negócios

    Nova campanha da 36ª Bienal de São Paulo convida o público a trazer suas cabeças para um encontro com a arte

    Meio & NegócioBy Meio & Negócio22 de outubro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    Idealizado pela Africa Creative e com produção da Iconoclast, conceito instiga o público a participar da nova edição da Bienal de São Paulo

    São Paulo, outubro de 2025 – A 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, maior exposição de arte da América Latina realizada a cada dois anos no Parque Ibirapuera, acaba de lançar sua nova campanha “Onde está a sua cabeça que ainda não está na Bienal?”, criada pela agência Africa Creative. Com produção da Iconoclast, direção de Pedro Tejada, VFX da Mosh e locução em improviso livre do cantor e compositor Tom Zé, a ação poética espalha cabeças flutuantes pela cidade de São Paulo como forma de provocar o olhar do público e convidá-lo a visitar a 36ª Bienal de São Paulo, que reúne obras de 125 artistas de diversas partes do mundo e segue com entrada gratuita até o dia 11 de janeiro de 2026.
    A campanha transforma o conceito criativo em uma metáfora visual sobre as mentes das pessoas, que, segundo uma pesquisa de Harvard, passam 46,9% do tempo imersas em pensamentos que não têm relação com o que estão fazendo. Nesse contexto, cabeças gigantes surgem, em diferentes formatos, flutuando por São Paulo – tanto no filme, quanto nas peças de OOH – simbolizando esses pensamentos dispersos que nos afastam do presente.
    “Para a Fundação Bienal de São Paulo, é uma grande satisfação contar com a criatividade da Africa Creative na campanha da 36ª Bienal de São Paulo. A agência conseguiu traduzir, de forma lúdica e imaginativa, o espírito da Bienal como um histórico espaço de encontro, reflexão e experiência coletiva, reforçando nosso convite para que todos vivam essa edição de maneira intensa e presente”, afirma Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo.
    O filme dá vida à campanha ao mostrar cabeças gigantes voando no céu, atravessando diferentes cenários da cidade, presas no trânsito, enroscadas em árvores, batendo em elevadores ou flutuando por restaurantes e estações de metrô – simbolizando pensamentos que se perdem no dia a dia. No desfecho do filme, todas as cabeças seguem para o Pavilhão da Bienal e, ao entrarem na exposição, se transformam em pessoas reais, reforçando o convite ao público e lembrando que quem deixar de participar desta edição passará dois anos pensando no que perdeu. Assista aqui.
    “Cabeças são símbolos de imaginação, de ideias e de sonhos. E, muitas vezes, elas estão em todo lugar, menos onde deveriam estar. Com esta campanha, queremos transformar esse comportamento em poesia visual, provocando as pessoas a perceberem para onde sua atenção anda viajando e mostrando que a Bienal é o lugar perfeito para ela pousar”, finaliza Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.

    Ficha Técnica
    Título: Cabeças
    Cliente: 36ª Bienal de São Paulo
    Agência: Africa Creative

    CCO: Sergio Gordilho
    CO-CCO: Nicholas Bergantin
    ECD: Rafa Freire
    Diretores de Criação: Guilherme Manzi e Mario Morais
    Diretores de Criação Associados: Bruno Bizuti e Lucas Andrade
    Diretores de Arte: Marcelo Ribeiro, Rodrigo Adam, Lucas Andrade e Guilherme Manzi
    Redatores: Bruno Bizuti, Mario Morais, Nicholas Bergantin e Rafa Freire

    CEO: Márcio Santoro
    CO-COO: Heloisa Pupim
    Atendimento: Beatriz Bertonha, Rafael Cardoso e Natália Chamadouro
    Mídia: Haroldo Paro e Ademir Carmargo
    CSO: Ana Kuroki
    Planejamento: Victoria Franco

    Projetos: Mariana Figueiredo
    RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathalia Trindade e Bruno Santa

    Produtora: Iconoclast
    Direção: Tejada
    Assistente Criativo: João Sinhori
    CEO: Francesco Civita
    Direção Executiva: Pity Lieutaud
    Produção Executiva: Henrique Danieletto, Ana Monte e André Bauer
    Assistente de Produção Executiva: Luja Casaro
    Coordenação de Produção: Marina Blum
    Assistente de Coordenação: Carolina Loureiro
    1º Assistente de Direção: Amanda Barros
    DoP: Diego Robaldo
    Assistente de DoP: Violeta Leonel
    Assistente de Câmera: Eduardo Pimenta e Alfredo Desio
    Drone: Renato Passarelli
    Assistente de Drone: Daniel Hafez e Luiz Roberto Albertin
    Logger: Marcelo Krowczuk e João Lira
    Direção de Arte: Daniel Miragem
    Direção de Produção: Fabio Arisaka
    Produtor: William Cardoso
    Assistente de Produção: Julia Fonseca e Sabrina Senne
    Ajudante de Produção: Marcio Leal, Robinson Santiago, Edson de Andrade, Matheus Pontes e Marcelo Leal
    Produtor de Locação: Gabriela Salgado
    Eletricista: Denis Magalhães
    Assistente de Elétrica: Milton dos Santos
    Maquinista: Carlos Fidelis
    Assistente de Maquinária: Thamires Cabral, Rodrigo Campos e Fabio da Silva
    Coordenação de Pós: Priscilla Paduano e Tutu Mesquita
    Assistente de Coordenação de Pós: Letícia Harumi
    Montagem: Danilo Abraham
    Finalizador: Phillipe Cunha
    Motion: Vitor Brandolt e Pedro Henrique Vaz
    Correção de Cor: Erick Moraes
    Central: Phill Cunha

    Pós-produção: Mosh Post Production
    Diretor de VFX: Bruno Vianna
    Artista 3D: Leo Dobbins
    Atendimento: Maribê e Fernanda Kalume

    Controladoria: Lucas Bucater, Adriana Lima, Fabio Oliveira, Ivonete Xavier, Lucas Pereira e Giovanna Duarte

    Produtora de som: Mission Music
    Direção Musical: Gab Soster
    Produtor Musical: Gab Soster e Nave Beats
    Voz:: Tom Zé
    Técnico de som: Carlos Blau
    Atendimento: Sabrina Geraissate e Iara Pertusi

    Aprovação/cliente: Andrea Pinheiro, Luiz Lara, Antonio Lessa e Caroline Carrion

     

    SOBRE AFRICA CREATIVE:
    Com mais de 20 anos de história, a Africa Creative é uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, responsável pela comunicação de grandes marcas nacionais e internacionais. Reconhecida por transformar ideias em resultados memoráveis, acumula diversos prêmios em festivais renomados, sendo a única agência brasileira no Top 10 mundial de Cannes por três anos consecutivos e no Top 20 do Warc Creative 100 de 2024. Tendo a criatividade como DNA e sendo disruptiva por natureza, lidera há duas décadas todas as 10 edições do ranking bianual do Agency Scopen, que avalia agências no mundo inteiro.

    SOBRE A FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO:
    Fundada em 1962, a Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição privada sem fins lucrativos e vinculações político-partidárias ou religiosas, cujas ações visam democratizar o acesso à cultura e estimular o interesse pela criação artística. A Fundação realiza a cada dois anos a Bienal de São Paulo, a maior exposição do hemisfério Sul, criada em 1951, e suas mostras itinerantes por diversas cidades do Brasil e do exterior. A instituição é também guardiã de dois patrimônios artísticos e culturais da América Latina: um arquivo histórico de arte moderna e contemporânea referência na América Latina (Arquivo Histórico Wanda Svevo), e o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, sede da Fundação, projetado por Oscar Niemeyer e tombado pelo Patrimônio Histórico. Também é responsabilidade da Fundação Bienal de São Paulo a tarefa de idealizar e produzir as representações brasileiras nas Bienais de Veneza de arte e arquitetura, prerrogativa que lhe foi conferida há décadas pelo Governo Federal em reconhecimento à excelência de suas contribuições à cultura do Brasil.

    Informações para a imprensa:
    Loures Consultoria | africacreative@loures.com.br

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA PROMOVEOFICINA MAKER PARA JOVENS NAS ZONAS NORTE E OESTE RJ

    7 de novembro de 2025

    Coleção Moto 5.5 2026 da Leatt chega ao Brasil, distribuída pela SPORTECH

    6 de novembro de 2025

    VAIO® lança notebook AIPC com Intel Core Ultra NPU que une inteligência artificial, alto desempenho e sofisticação

    6 de novembro de 2025

    Smart View da Positivo SEG redefine padrões de vigilância em ambientes de baixa luminosidade

    6 de novembro de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.