Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • OMRON divulga o “Roteiro de Médio Prazo SF 2ª Fase”
    • Experian é reconhecida como líder no IDC MarketScape: Avaliação de Fornecedores Globais de Verificação de Identidade em Serviços Financeiros 2025
    • Organon anuncia acordo para alienar seu sistema JADA® por até US$ 465 milhões à Laborie
    • Médicos brasileiros podem validar o diploma na Europa
    • ADNOC fecha parceria com Comera Financial Holdings para capacitar seus fornecedores e PMEs nos EAU com soluções inteligentes de financiamento
    • Errata – Ponto de equilíbrio: por que ele decide o sucesso
    • Sete dicas para revisar com foco e chegar confiante no Enem
    • Empresas brasileiras esperam contratar no último trimestre
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Notícias Corporativas»Seguro de responsabilidade civil ampara engenheiros
    Notícias Corporativas

    Seguro de responsabilidade civil ampara engenheiros

    DinoBy Dino17 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    Segundo o Mini-Censo Confea 2024, realizado com 48 mil profissionais registrados no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), 88% dos respondentes são engenheiros, com destaque para a área civil, que reúne 42% das formações. O Confea é responsável pela fiscalização do exercício profissional da engenharia, agronomia e geociências no país.

    A amplitude das atividades da engenharia, que abrangem desde o planejamento de projetos até a execução de tarefas técnicas, exige qualificação especializada e observância à Lei nº 5.194/1966, que regula o exercício da profissão no país e estabelece deveres e responsabilidades dos profissionais.

    João Vitor Ferreira, especialista da Genebra Seguros, destaca que os engenheiros lidam diariamente com riscos que podem gerar grandes obrigações. “Erros de cálculo, falhas de projeto, problemas na execução ou omissões em laudos e vistorias são situações que podem resultar em danos materiais, corporais ou financeiros a terceiros”.

    O profissional explica que a modalidade de seguro de responsabilidade civil voltada para profissionais da engenharia tem como objetivo proteger o engenheiro contra possíveis erros ou omissões no exercício da sua atividade e, nesses casos, atua como um instrumento de respaldo ao profissional.

    “Em caso de reclamações de clientes ou terceiros, a apólice pode amparar tanto as indenizações quanto os custos com defesa jurídica, funcionando como um instrumento de gestão de risco que permite ao profissional desempenhar suas funções com mais segurança”, esclarece o especialista da Genebra Seguros.

    Cobertura da apólice

    As coberturas mais frequentes em um seguro de responsabilidade civil para engenheiros incluem indenizações por danos materiais e corporais a terceiros, custos de defesa em processos judiciais ou administrativos, falhas técnicas ou erros de projeto que gerem prejuízos financeiros.  

    “Algumas apólices abrangem a possibilidade de retroatividade, cobrindo serviços realizados antes da contratação. Certas seguradoras também oferecem cobertura para multas aplicadas a terceiros e apoio de equipes especializadas em gerenciamento de crise, em situações mais complexas”, acrescenta o profissional.

    Segundo o especialista, a modalidade oferece suporte financeiro e jurídico, evitando que o engenheiro arque sozinho com valores potencialmente elevados e preservando o patrimônio e a reputação do profissional. 

    “A cobertura pode variar conforme a apólice, algumas protegem apenas a fase de projeto, outras incluem também a execução, mas no geral a seguradora auxilia na condução da defesa e no pagamento de eventuais indenizações”.

    De acordo com Ferreira, após a contratação da apólice o segurado deve receber um documento detalhando o passo a passo de como acionar o seguro em caso de sinistro. “Em conjunto com o suporte especializado, esse material busca oferecer clareza sobre o processo, e segurança na hora de utilizar a cobertura”.

    Para o profissional, ter um seguro de responsabilidade civil também demonstra compromisso com qualidade e segurança, agrega valor à imagem do engenheiro e pode ser um fator determinante na conquista de novos projetos. 

    “A apólice é um diferencial competitivo, especialmente para engenheiros que atuam como prestadores de serviços para empresas maiores ou órgãos públicos, que já exigem a comprovação do seguro em muitos contratos”.

    O especialista da Genebra afirma que a demanda por seguros de responsabilidade civil para engenheiros vem crescendo e que a tendência é que esse movimento continue nos próximos anos.

    “O mercado de engenharia está cada vez mais exigente em relação à responsabilidade técnica e ao cumprimento de normas, o que aumenta a preocupação dos profissionais com proteção e credibilidade”, finaliza.

    Para mais informações, basta acessar: genebraseguros.com.br/

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    OMRON divulga o “Roteiro de Médio Prazo SF 2ª Fase”

    9 de novembro de 2025

    Experian é reconhecida como líder no IDC MarketScape: Avaliação de Fornecedores Globais de Verificação de Identidade em Serviços Financeiros 2025

    7 de novembro de 2025

    Organon anuncia acordo para alienar seu sistema JADA® por até US$ 465 milhões à Laborie

    7 de novembro de 2025

    Médicos brasileiros podem validar o diploma na Europa

    7 de novembro de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.