Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Evento une ancestralidade e bem-estar no Grande Hotel Araxá
    • IDV recebe empresários, economistas, juristas e políticos em evento em Itatiba
    • Mercado de ERP cresce com demanda por eficiência
    • Advogado explica como obter o auxílio-acidente do INSS
    • Guarda-malas inteligente se torna aliado do setor hoteleiro
    • Marca propõe cosmético sem parabenos no Outubro Rosa
    • Token SHx da Stronghold é listado na bolsa Kraken
    • A hiperescala encontra a estabilidade da rede: ON.energy lança UPS de média tensão desenvolvido para data centers de IA
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Negócios»Estudo do IBPT revela que em 37 anos da Constituição mais de 8,2 milhões de normas foram editadas, 609 por dia
    Negócios

    Estudo do IBPT revela que em 37 anos da Constituição mais de 8,2 milhões de normas foram editadas, 609 por dia

    Meio & NegócioBy Meio & Negócio22 de outubro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    Empresas gastam cerca de R$ 279 bilhões por ano para acompanhar mudanças legislativas no Brasil, aponta levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação

     

    Ao celebrar os 37 anos da Constituição Federal de 1988, a realidade legislativa brasileira se revela cada vez mais complexa e de difícil interpretação. De acordo com um novo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), desde a promulgação da Constituição, até o final de setembro de 2025, o Brasil editou impressionantes 8.222.427 normas, com uma média diária de 609 normas ou 879 por dia útil. Este volume afeta diretamente a vida dos cidadãos e, especialmente, das empresas que operam no país.

    A grande quantidade de normas traz consigo um peso significativo para as empresas. De acordo com o levantamento, estima-se que as companhias brasileiras gastam, em média, R$ 279 bilhões por ano apenas para acompanhar e implementar as constantes modificações legislativas e tributárias.

    O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, expressa preocupação: “A quantidade de normas editadas no Brasil revela uma dificuldade estrutural de pensar o país a longo prazo. Em vez de aperfeiçoar o que já existe, criamos novas regras que se sobrepõem, se contradizem e, muitas vezes, tornam a aplicação da lei impraticável. O resultado é um sistema jurídico denso, caro e instável, que exige das empresas um esforço desproporcional apenas para se manterem em conformidade. Simplificar a legislação não é mais uma pauta técnica — é uma condição essencial para destravar o crescimento econômico e recuperar a confiança no Estado.”

    João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT – Divulgação
    A pesquisa também revela que 13,02% das normas gerais editadas ao longo desses 37 anos estão em vigor atualmente, ou seja, mais de 1 milhão de normas ainda precisam ser seguidas por cidadãos e empresas. Quando se trata de normas tributárias, o número é igualmente impactante: 541.680 foram editadas, sendo que 37.686 delas permanecem em vigor.

     

    Normas tributárias: um obstáculo ao desenvolvimento

    A carga tributária é um dos maiores entraves ao crescimento econômico do Brasil. O estudo do IBPT destaca que 6,58% de todas as normas editadas nos últimos 37 anos estão relacionadas a tributos. Isso significa que foram publicadas, em média, 40 normas tributárias por dia ou 1,7 por hora. Para o Dr. Fernando Steinbruch, pesquisador do IBPT, o impacto disso é devastador para as empresas.

    “O ambiente tributário brasileiro continua sendo um dos mais complexos do mundo, e isso tem um custo invisível que se acumula ano após ano. As empresas gastam tempo e recursos tentando entender normas que mudam constantemente — e agora precisam se adaptar a uma transição que mistura regras antigas e novas, sem clareza plena de aplicação. O problema não é apenas a quantidade de leis, mas a falta de coordenação entre elas. Enquanto a legislação seguir sendo um labirinto, o Brasil continuará perdendo competitividade e afastando investimentos.”

    Fernando Steinbruch, Pesquisador do IBPT – Divulgação
    Ao longo dos anos, foram criados novos tributos, como IBS, CBS, Imposto Seletivo, CPMF, COFINS, CIDES, CSLL e ISS IMPORTAÇÃO. Praticamente todos os impostos sofreram majorações, o que agrava ainda mais a carga sobre as companhias.

    No âmbito federal, foram editadas 199.337 normas gerais desde 1988, entre emendas constitucionais, leis complementares, medidas provisórias, leis ordinárias, decretos e portarias. Destas, 47.239 tratam de matéria tributária. Os estados contribuíram com 2.386.037 normas gerais e os municípios, com 5.637.053, evidenciando que a proliferação de normas ocorre em todas as esferas de governo.

    A média por habitante também impressiona. Antes da Constituição de 1988, era editada 1 norma geral para cada 300 habitantes. No período de 1989 a 2025, esse número aumentou para 1 norma para cada 26 habitantes.

    Segundo Olenike, a solução passa por uma reforma estrutural.

    “Uma constituição mais enxuta e uma legislação mais clara beneficiariam não apenas as empresas, mas todos os cidadãos. Precisamos de um ambiente jurídico menos burocrático, mais transparente e que favoreça a atividade econômica.”

     

    Custo de conformidade: um desafio contínuo

    O estudo revela que as empresas brasileiras, ao tentarem seguir a legislação vigente, enfrentam um verdadeiro desafio. Apenas para garantir a conformidade com as normas tributárias, uma companhia média precisa monitorar cerca de 5.653 normas, o que equivale a mais de 63 mil artigos e 472 mil incisos. Se essas normas fossem impressas, ocupariam 6,6 quilômetros de papel.

    Dr. Steinbruch acrescenta que a dimensão das exigências tributárias que as empresas precisam cumprir é assustadora. “O custo não está apenas em dinheiro, mas também no tempo e no esforço para interpretar e implementar essas normas. Isso se traduz em menos eficiência e mais risco para quem faz negócios no Brasil”, declara.

    O Brasil vem enfrentando um cenário legislativo extremamente intrincado, que gera altos custos e dificulta o desenvolvimento econômico. Simplificar e reorganizar a legislação brasileira é um passo fundamental para criar um ambiente mais acessível e competitivo. A opinião dos especialistas do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação deixa claro que o caminho para o crescimento passa por uma revisão do sistema normativo e tributário, visando maior clareza, eficiência e, sobretudo, redução de custos para empresas e cidadãos.

     

    Sobre o IBPT

    O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) foi fundado em 1992, com o objetivo inicial de congregar estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica para debater sobre temas relacionados ao planejamento tributário. Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária.

    Pioneiro na criação de estratégias de mercado para empresas e entidades setoriais a partir da análise de dados fiscais, públicos e abertos, o IBPT mantém investimentos contínuos em tecnologia e na capacitação de sua equipe para viabilizar pesquisas, estudos e serviços, possuindo o maior banco de dados privado com informações tributárias e empresariais.

     

    Informações para Imprensa:

    N.A. Comunicação e Marketing 

     

    Maik Uchoa

    E-mail: maik.uchoa@nacomunicacao.com.br

    Telefone: (11) 91788-4078

     

    Rômulo Pontes

    E-mail: romulo.pontes@nacomunicacao.com.br

    Telefone: (11) 91998-8966

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    São Paulo recebe o Festival Grand Tasting, que celebra o vinho com mais de 100 rótulos, no Hotel Intercity Paulista

    22 de outubro de 2025

    De Cláudia Raia à Ana Maria Braga: ranking revela as celebridades que mais inspiram os brasileiros a envelhecer bem

    22 de outubro de 2025

    Nova campanha da 36ª Bienal de São Paulo convida o público a trazer suas cabeças para um encontro com a arte

    22 de outubro de 2025

    82% das mulheres do setor tecnológico afirmam que líderes femininas melhoram cultura do local de trabalho, diz pesquisa da Acronis

    22 de outubro de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.