[ad_1]
O procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, explicou que a garantia do Governo de Mato Grosso pela substituição do modal de transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande é possível, uma vez que o contrato com o Consórcio VLT foi rescindido em 2017, com ratificação da rescisão contratual pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em 2019.
Na última sexta-feira (18), o Governo de Mato Grosso pediu ao Ministério do Desenvolvimento Regional a autorização para substituir a execução das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) pela implantação dos Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) movidos a eletricidade em Cuiabá e Várzea Grande.
De acordo com Francisco Lopes, a substituição já foi garantida somente pela rescisão do contrato com o Consórcio. Ainda segundo ele, as empresas podem recorrer, “pois essa manifestação é livre a qualquer pessoa jurídica ou física”, no entanto, considerou difícil um revés jurídico, já que a decisão foi fundamentada nas legislações vigentes anticorrupção e de improbidade administrativa.
“Essa página já foi virada. Buscamos na legislação – na Lei das Licitações, na Lei de Improbidade Administrativa, na Lei Anticorrupção e no próprio Código Civil – quais as consequências que deram causa à rescisão contratual, e elas são muito claras no que diz respeito ao que acontece quando uma das partes descumpre o contrato. Foi com base nessas premissas que orientamos a ação judicial e o pedido para a substituição do modal”, destacou o pr…
[ad_2]
Source link
.
- Grupontapé abre Edital de Ocupação do Teatro da Escola Livre
- A Colgate-Palmolive e a WHO Foundation anunciam parceria global em saúde bucal
- Black Dragons vence LCQ e se torna o quinto time brasileiro no Six Invitational 2026, em Paris
- Grupo Sorvepan intensifica oferta de produtos e ingredientes para panetones
- 8 especialistas destacam o que esperar da IA em 2026
- Mudanças climáticas representam um desafio para atividade humana
- Enamed leva 30% dos cursos de Medicina à reavaliação
- PlayTV e Ubisoft anunciam parceria inédita para exibição de conteúdos gamers na TV brasileira