Empreendedores revelam onde enxergaram oportunidades de negócios
Anualmente, no mês de novembro, mais de 180 países impulsionam a Semana Global do Empreendedorismo (SGE). No Brasil, algumas instituições brasileiras promoverão agendas propositivas com atividades e casos de sucesso na jornada empreendedora nas próximas semanas. O tema tem grande adesão no país, considerando que 90 milhões de brasileiros gerenciam o próprio negócio, segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) 2023. Esse número representa cerca de 40% da população nacional.
Micro, pequenas e médias empresas são essenciais para a economia brasileira. De acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios, elaborado pelo Sebrae, os empreendedores movimentaram cerca de R$ 35 bilhões por mês em 2022. Além de gerar renda para as famílias, o empreendedorismo potencializa o desenvolvimento de soluções sustentáveis que, consequentemente, contribuem com o progresso social.
Compreendendo a importância e o desempenho de negócios com essa veia de impacto e de apoio às PMEs, 7 empreendedores compartilharam suas experiências e perspectivas na jornada empreendedora.
Anderson Pereira, fundador e CEO da Kapitale
A jornada empreendedora de Anderson Pereira, fundador e CEO da fintech de crédito Kapitale, começou logo cedo, trabalhando no negócio da família, um ferro-velho em São Paulo. O empreendedor conta que o pai tinha muitas dificuldades em conseguir crédito dos grandes bancos, isso impactava no fluxo de caixa do empreendimento. Anos mais tarde, durante seu mestrado em Gestão de Tecnologia pelo MIT, Anderson criou a Kapitale, que surgiu com o propósito de apoiar PMEs com soluções de crédito. A empresa desenvolveu a Pague com Kapi, que permite o uso de recebíveis de cartão para abastecimento de estoque sem taxa para lojistas. Essa antecipação vira uma moeda de troca, a kapi, que é aceita por fornecedores e indústria conveniados. Estes, por sua vez, trocam esse crédito por dinheiro imediato com a Kapi, através de um deságio.
“A restrição de crédito às PMEs impacta diretamente no poder de compra de inúmeras famílias. Lembro que em muitos momentos meu pai precisou substituir a carne vermelha por proteínas mais acessíveis devido a problemas financeiros ligados ao nosso negócio familiar. A Kapitale nasce compreendendo a dor do empreendedorismo. Por meio de soluções de acesso ao crédito, permitimos que o pequeno comerciante consiga repor seu estoque de forma simples e econômica, realizando a manutenção do empreendimento e garantindo fluxo de caixa. A prova que estamos no caminho certo, gerando impacto positivo para esse grupo, é que fomos eleitos pelo IFC e pelo Banco Mundial como uma das inovações financeiras do ano para PMEs pela premiação SME Finance Forum”, diz Pereira.
Carine Roos, fundadora e CEO da Newa
Natural de Manaus, Carine Roos é formada em Jornalismo e Sociologia. Em sua mudança para São Paulo, buscou novas oportunidades no mercado, mas também enfrentou desafios no mundo corporativo, incluindo episódios de assédio moral. Essas experiências a impulsionaram a desenvolver uma visão crítica sobre as desigualdades de gênero, raça e orientação sexual no ambiente profissional. Inspirada por vivências em espaços colaborativos de tecnologia, fundou, em 2013, o Marialab Hackerspace, com a missão de capacitar mulheres na tecnologia e incentivar uma reflexão sobre seu papel nas ciências exatas. Esse projeto permitiu a Carine expandir sua compreensão sobre as múltiplas realidades das mulheres brasileiras e aprofundar seu compromisso com o feminismo interseccional. Anos depois, Carine fundou a Newa, uma consultoria de impacto social focada em reduzir lacunas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) nas organizações brasileiras. Atualmente, a Newa atua no desenvolvimento de lideranças e na criação de ambientes corporativos mais inclusivos e psicologicamente seguros. Mestra em Gênero pela London School of Economics and Political Science (LSE), Carine continua sua missão de humanizar o ambiente corporativo, consolidando-se como uma das principais especialistas na área.
“Com as experiências que obtive tanto em grandes empresas quanto em consultorias, desenvolvi um olhar crítico sobre o machismo, a misoginia e o racismo nas corporações. Decidi canalizar minha energia para transformar essa realidade. Quero chegar ao cerne das corporações e gerar uma mudança real. Meu desejo é que olhem para a Newa e reconheçam que foram transformadas, não apenas em posicionamento, mas também em prática, tornando-se exemplos de transformação para a sociedade. Nesta jornada, meu ideal vai além do lucro; quero contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Carine.
Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk
Ronaldo Tenório é o CEO e cofundador da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Ele foi eleito pelo MIT como um dos 35 jovens mais inovadores do planeta e se destacou como um dos 30 jovens mais promissores do Brasil pela Forbes, além de ser nomeado Empreendedor Social mais promissor pela Folha de São Paulo e Empreendedor do Ano em 2022 pela EY. Com uma carreira empreendedora que começou aos 17 anos, Ronaldo combina suas paixões por comunicação e tecnologia para deixar um legado significativo. Desde 2012, lidera uma equipe diversificada na Hand Talk, impactando positivamente a vida de milhões de pessoas no Brasil e nos Estados Unidos. Publicitário especializado em comunicação estratégica, ele continua a inspirar e inovar no campo da acessibilidade digital.
A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup.
“Há anos estamos observando o interesse de muitas empresas em se tornarem inclusivas para diferentes comunidades, inclusive das pessoas com deficiência, mas que não criam políticas concretas para embasar esse desejo. Aqui na Hand Talk colocamos na ponta do lápis o que isso vai trazer de impacto positivo para a sociedade e para o negócio, e muitas organizações continuam caminhando para adotar essa postura proativa”, afirma Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk.
Marcelo Freitas, CEO da Prospera
Marcelo Freitas é CEO da Prospera Green Loyalty Tech. Formado em Engenharia Elétrica pela PUC de São Paulo e em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade São Marcos, combina expertise técnica e visão estratégica. Atuando no mercado de energia desde 1998, Marcelo nutre uma profunda paixão pelo setor, entendendo sua grande importância para o desenvolvimento e o bem-estar de todos. Desde 2018 lidera a Prospera, desenvolvendo planos de negócios e parcerias estratégicas, além de negociar com parceiros nacionais e internacionais. Comprometido com inovação e responsabilidade empresarial, defende a abordagem ESG, integrando práticas sustentáveis nas operações da empresa. Sua gestão tem sido fundamental para o crescimento da Prospera, tornando-a uma referência no setor.
A Prospera é a plataforma pioneira em benefícios sustentáveis no Brasil, que visa mudar a forma como empresas e pequenos negócios economizam e impactam positivamente o meio ambiente. Com o Selo Verde Prospera, os clientes reduzem suas contas de luz e contribuem diretamente para a redução das emissões de carbono, gerando resultados rápidos e concretos. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Prospera oferece uma jornada simples e recompensadora, com sorteios e prêmios que tornam a sustentabilidade acessível, prática e vantajosa para todos.
“Nosso grande objetivo é melhorar a vida das pessoas, fazendo com que hábitos comuns, como uma ida ao supermercado ou à farmácia, proporcionem benefícios excepcionais através de nossos Selos Verdes. Esses selos não apenas geram descontos na conta de luz, mas também contribuem para a preservação das florestas e oferecem prêmios e experiências incríveis”, comenta Marcelo Freitas, CEO da Prospera.
Felipe Ferreira, Proesc
Felipe Ferreira é CEO e cofundador da Proesc e um dos idealizadores da Tucuju Valley, comunidade de inovação, tecnologia e empreendedorismo para startups amapaenses. Entre 2019 e 2023, Felipe foi eleito Presidente da Associação de Empresas de Tecnologia do Amapá – AMAPATEC e atua com foco em fomentar o desenvolvimento de novas startups e verticais da economia digital no Amapá.
Com 15 anos de atuação, a Proesc se destaca como líder na transformação digital da educação brasileira. Com presença em países como Angola, Moçambique, Portugal, Senegal e Brasil, a startup já impactou mais de 2 milhões de alunos e está presente em 3 mil unidades escolares. Em 2023, a empresa registrou um faturamento de R$ 13 milhões.
Além do Proesc Bank, lançado recentemente, a empresa oferece diversas soluções como: Proesc GOV, um sistema destinado à rede pública que aumenta a produtividade escolar em até oito vezes, o Proesc Analytics, um projeto inovador que otimiza processos relacionados a dados financeiros e de matrículas, combinando Business Intelligence e IA Generativa para facilitar a tomada de decisões e identificar alunos em risco de cancelamento ou inadimplência, apoiando assim a gestão financeira escolar. Por fim, o Proesc Agenda, um aplicativo que integra comunicação escolar e funcionalidades financeiras. No início de 2024, a Proesc conquistou o Selo Dourado Cubo de Inovação, sendo reconhecida na categoria Investimento após receber um aporte de R$ 8 milhões em 2023, o maior montante já obtido por uma startup. A expectativa ainda para 2024 é impactar 4 mil escolas e alcançar R$ 25 milhões em faturamento, consolidando-se como um verdadeiro hub de gestão escolar.
“Um desafio atual que nós temos junto com o Sebrae, é de internacionalização e importação dos nossos serviços. Então, o Sebrae fomenta algumas missões internacionais, como o Web Summit em Portugal, como agora que estamos desenhando ir para a Bett Londres, sendo a Bett Brasil que é a maior feira de educação no mundo. E como isso temos esse desafio, né: adaptar cada vez mais a tecnologia do Proesc para atender cada vez mais realidades em outros países e outros continentes.”, aponta Felipe.
Ana Carolina Gozzi, co-CEO do Compre & Alugue Agora (CAA)
Bacharel em Direito pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Ana Carolina Gozzi, é co-CEO do Compre & Alugue Agora (CAA), startup que conecta profissionais do setor com quem está buscando comprar, vender ou alugar imóveis. Seu conhecimento do mercado imobiliário veio por meio do acompanhamento do trabalho da sua família, que sempre atuou na área. Foi então que, em 2021, iniciou sua carreira no Compre & Alugue Agora como COO (Chief Operating Officer) – atuando também no desenvolvimento de projetos. A executiva é especialista em Marketing Digital, Branding, Cultural Hacks – para gestão de pessoas, Diversidade e Inclusão e Direito da Mulher.
O histórico de empreendedorismo da sua família a inspirou a trilhar seu próprio caminho com a criação da Artêmia Co, uma agência cuja missão é reformular a percepção da indústria publicitária, promovendo um ambiente de trabalho mais humano e responsável que enaltece o feminino. “Acredito que o verdadeiro impacto do empreendedorismo vai além dos números. Empreender é sobre transformar realidades, empoderar pessoas e criar oportunidades onde muitos veem apenas barreiras. No Compre & Alugue Agora, buscamos mais do que empoderar corretores e corretoras e conectar pessoas ao imóvel ideal; queremos revolucionar o mercado, tornando-o mais inclusivo e acessível. Esse compromisso se estende também à Artêmia, onde nos esforçamos para moldar uma indústria publicitária que valorize o feminino e promova um ambiente de trabalho mais humano e responsável. O futuro exige coragem para fazer diferente, e eu acredito que estamos no caminho certo para construir essa mudança”, finaliza a executiva.
Paula Cavalcante, do Museu da Diversidade Sexual
O Museu de Diversidade Sexual possui um Centro de Empreendedorismo e Formação, onde oferece cursos, oficinas e eventos de capacitação profissional, como uma forma de atuar na redução da desigualdade imposta às pessoas LGBTQIA+. Os encontros oferecem ao público conhecimento, networking e aproximação com empresas parceiras do Museu.
“Além de valorizar a memória da comunidade LGBTQIA+ por meio da arte, no Museu também nos preocupamos com o presente e o futuro. Por isso, preparamos cursos profissionalizantes de longa e curta duração para dar autonomia e transformar a vida daqueles que não encontram tantas oportunidades no mercado de trabalho por conta de preconceitos. Nosso objetivo é atuar para diminuir a desigualdade de oportunidades, promovendo capacitação e geração de renda. Com isso, o aluno pode se tornar economicamente independente, criar o seu próprio negócio, mudar a própria realidade e inspirar os que estão ao seu redor” explica Paula Cavalcante, que lidera o projeto no Museu da Diversidade Sexual.