Ao menos 39% das mulheres apontam que a falta de oportunidades na progressão de carreira é um dos fatores que trazem desmotivação
O mercado de trabalho para as mulheres tem passado por transformações significativas, especialmente no que se refere à participação feminina. Os resultados do estudo WorkForce Brasil, realizado pela consultoria global de gestão organizacional, Korn Ferry, mostram que, para mantê-las engajadas, fatores como salário competitivo, oportunidades de aprendizado e flexibilidade são essenciais.
O material mostra que 33% do sexo feminino valorizam os horários de trabalho flexíveis, um número maior quando comparadas aos homens (27%). Além disso, 30% das mulheres apontam o aprendizado e desenvolvimento como fator-chave para a permanência no emprego, mostrando que oportunidades de crescimento são cruciais para retenção.
Os dados ainda revelam que 87% das mulheres valorizam companhias com cultura inclusiva, indicando que valores organizacionais claros podem ser um fator decisivo na atração e retenção de talentos femininos.
Isadora Reis, head de marketing Latam na Korn Ferry e uma das autoras do levantamento, destaca que, se o mercado deseja ver mais mulheres em posições estratégicas, é fundamental garantir que elas tenham acesso a treinamentos e oportunidades de crescimento desde o início da carreira.
“As empresas precisam criar um ambiente onde as mulheres visualizem um futuro próspero e acolhedor dentro da organização. Sem um plano claro de crescimento, manter talentos femininos engajados se torna um desafio”, ressalta.
Desafios para avanço na carreira
Um ponto crítico que o levantamento apresenta é a falta de oportunidades de progressão na carreira. São 39% as que apontam este como um fator de desmotivação, contra 35% dos homens. Outro aspecto relevante é a segurança no emprego, embora tanto mulheres (24%) quanto homens (26%) valorizem a estabilidade. Já outros fatores, como benefícios não financeiros e um ambiente de trabalho inclusivo, também têm mais peso para o sexo feminino.
“Isso demonstra que estratégias de retenção precisam ir além do salário e considerar benefícios que promovam equilíbrio e bem-estar. Além disso, precisamos considerar que cada colaboradora tem suas necessidades e prioridades. Está aí a importância do entendimento por parte dos gestores e de, dentro do possível, personalizar benefícios”, afirma Reis.
Apesar do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, ainda há obstáculos significativos para a ascensão a cargos de liderança. As mulheres demonstram alto nível de satisfação com seu trabalho, com apenas 2% discordando que sentem realização pessoal. No entanto, apenas 26% percebem oportunidades claras de crescimento, reforçando a necessidade de iniciativas que garantam trajetórias de carreira bem definidas para as profissionais.
A head de Marketing Latam na Korn Ferry, Isadora Reis, ainda reforça que existe um caminho para fortalecer o ambiente de trabalho deste gênero. “Para lideranças femininas é necessário que as companhias adotem políticas de flexibilidade, programas de mentoria, treinamentos de sensibilização, metas de diversidade e transparência salarial, promovendo assim a equidade de gênero e o pleno desenvolvimento do potencial feminino em posições de destaque”, finaliza.
Sobre a Korn Ferry
A Korn Ferry é uma empresa global de consultoria organizacional, que opera na interseção entre estratégia e talento, ajudando organizações a maximizarem impacto. Trabalha com os seus clientes desenhando as suas estruturas, funções e responsabilidades, e os auxiliam a encontrar e contratar as pessoas certas para colocar a sua estratégia em ação. Além disso, apoia-os nas temáticas de diversidade, equidade e inclusão e os orienta sobre como recompensar, desenvolver e motivar os seus colaboradores, apoiada por uma propriedade intelectual e base de dados únicas, além de pesquisas autorais exclusivas sobre liderança, comportamento empresarial, mercado de trabalho, recursos humanos e outros temas. Tudo isso, para impulsionar um crescimento sustentável das organizações com as quais trabalha.
Presente na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, África e Oriente Médio, a Korn Ferry conta com mais de 100 escritórios e 10.000 colaboradores ao redor do mundo. No Brasil, a sede da Korn Ferry está localizada em São Paulo e são mais de 250 colaboradores atendendo em todas as regiões do país.