O potencial de crescimento do mercado de energia solar brasileiro é inegável. E, em alguns estados, esse setor tende a ser ainda mais promissor, como no Mato Grosso do Sul. Sua capital, Campo Grande, está em terceiro lugar no ranking de municípios com maior potência solar instalada do Brasil, segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Além disso, o estado ocupa a oitava colocação nessa lista de potência instalada entre os estados brasileiros. E será Campo Grande a próxima parada do SolaXP – programa de roadshows que percorre todo o País para oferecer capacitação gratuita a profissionais que desejam empreender ou se atualizar acerca das principais novidades tecnológicas desse mercado. O treinamento será no dia 19.11, das 13h às 19h, no Living Lab (Rua Brasil, 2025 – Campo Grande). As inscrições devem ser efetuadas pelo link SOLAXP EM CAMPO GRANDE: Domine o Mercado de Inversores Híbridos com a SolaX Power em Campo Grande – Sympla
Realizado pela multinacional SolaX Power em parceria com a Associação Sul Mato-Grossense de Energia Solar, o SolaXP promoverá debates conduzidos por uma equipe especializada que abordará o potencial desse setor, por exemplo, neste momento em que há uma insegurança energética em várias partes do País, provocada por apagões cada vez mais frequentes e prolongados, além de apresentar aos participantes as novidades tecnológicas que começam a chegar ao Brasil, como os sistemas híbridos de energia solar, que oferecem a possibilidade de produção de energia fotovoltaica e o armazenamento de energia, o que representa um caminho rumo à independência energética.
“É essa segurança energética a principal motivação dos brasileiros que buscam um sistema de armazenamento de energia. Com tantas interrupções no fornecimento pela rede, é cada vez mais frequente pessoas que optem por esse sistema de armazenamento em busca da tranquilidade de que terão acesso à energia para exercer seu trabalho, garantir o funcionamento de equipamentos de saúde vitais, além de não ter perdas de alimentos. E essa segurança também beneficia os empresários, que não querem ter perdas financeiras com a produção paralisada ou perdas de alimentos perecíveis em seu estabelecimento”, explica o gerente de marketing da SolaX Power no Brasil, Valdo Mendes.
E completa: “E essa movimentação promissora do mercado tende a propiciar a expansão dessa tecnologia também no Brasil, já que, em muitos países europeus e nos EUA, os sistemas híbridos de energia solar já são utilizados em larga escala”.
Vale ressaltar que a SolaX Power é uma empresa pioneira na fabricação de inversores híbridos no mundo, que detém a 3ª posição no ranking global do mercado de inversores híbridos e a primeira fabricante a colocar um inversor híbrido trifásico no mercado europeu, em 2015.
SolaXP – Com o tema “Domine o mercado de inversores híbridos”, a iniciativa da SolaX Power visa capacitar integradores com informações sobre o mercado e a tendência do armazenamento de energia, por meio de evento presencial em formato de Roadshow.
Abaixo, segue o calendário dos próximos encontros:
Novembro
19.11 – Campo Grande
21.11–Salvador
Sobre a SolaX Power – Multinacional fundada em 2012 com sede em Hangzhou, na China, e filiais em vários países, incluindo Holanda, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Japão e EUA. Com mais de 2 mil funcionários em todo o mundo, a empresa é reconhecida por sua atuação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento: são mais de 100 patentes internacionais e mais de 500 certificações de mercado.