Período deve movimentar mais de R$ 12 bilhões, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou no início da semana uma projeção indicando que o Carnaval de 2025 deve gerar R$ 12,03 bilhões em receitas. Esse valor representa um crescimento de 2,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, já considerando o ajuste pela inflação. O período traz oportunidade para pequenos e grandes negócios, principalmente de setores como moda e acessórios, cosméticos e alimentação. Para aproveitar o momento favorável, as marcas pretendem investir na comunicação digital para fidelizar e atrair clientes.
O trabalho para impulsionar as vendas deve começar antes e se estender para os meses seguintes. Para isso, as empresas têm apostado cada vez mais em boas estratégias de comunicação com o cliente e experiências conversacionais, como uma saída eficiente e econômica.
Criar uma relação estável com os consumidores vai além da simples interação de compra e venda, mas também é um momento para conhecer melhor o público e oferecer a ele suporte para que a experiência de atendimento seja a melhor possível. “Empresas de diversos segmentos têm apostado no atendimento automatizado, que pode ser feito por diversos canais, como o e-mail, o WhatsApp e mensagens de SMS e RCS, que hoje agregaram recursos interessantes como imagens à comunicação com o cliente.” É o que explica Giovanna Dominiquini, diretora de vendas da Infobip, plataforma global de comunicações em nuvem.
Antes de começar o Carnaval, as empresas que pretendem usufruir do feriado para incrementar as vendas podem contatar clientes em potencial e já estabelecer comunicação. Ferramentas como os chatbots são úteis para o envio de mensagens, que podem ir desde promoções, até contatos para recuperação de carrinhos abandonados.
Qual canal de comunicação escolher?
“As empresas podem lançar mão de pesquisas de satisfação para traçar um perfil de seus clientes usando ferramentas conversacionais. Desta forma, é possível entender melhor quais são as preferências de cada um, o que eles buscam em termos de produtos e serviços, por quais os canais de comunicação preferem estabelecer contato e fazer compras. Tudo isso auxilia na hora de oferecer experiências personalizadas”, detalha Giovanna.
O WhatsApp continua sendo o canal predileto pelos brasileiros para comunicação com as marcas. De acordo com uma pesquisa da Infobip feita no Brasil em 2024, 85% preferem o aplicativo. Outro canal que merece atenção é o RCS, uma alternativa ao SMS que oferece recursos multimídia para além do texto. De acordo com estudo recente da empresa, o tráfego de RCS aumentará em 300 bilhões de mensagens nos próximos cinco anos. “A partir dele, os varejistas conseguem incrementar suas estratégias com fotos e vídeos de produtos, por exemplo. Em épocas como esta, esse tipo de ferramenta é muito útil.”
Interações digitais ganham força entre os consumidores
O atendimento humano, apesar de ainda ser o preferido de muita gente, vem perdendo força diante das facilidades e eficiência das interações digitais. Segundo a mesma pesquisa, 43% dos entrevistados gostam de conversar com chatbots. O dado mostra que as pessoas estão se tornando cada vez mais abertas a esta tecnologia. Se empregada da maneira correta, pode trazer diversos benefícios e ajudar em períodos de maior demanda — como feriados e datas importantes para venda.
Pensar em datas comemorativas que já são sinônimo de consumo exige estratégia e planejamento para que as empresas conquistem novos clientes, mas também desenvolvam uma relação duradoura. “Investir em tecnologia multicanal tornou-se praxe de qualquer setor. Novas tecnologias podem se tornar boas aliadas. Ao lado das ferramentas tradicionais, as empresas conseguem atingir objetivos sólidos de comunicação com o cliente que se converte em resultados que vão além do Carnaval”, finaliza Giovanna.
Sobre a Infobip
A Infobip é uma plataforma global de comunicações em nuvem que permite às empresas criarem experiências conectadas em todas as etapas da jornada do cliente. Acessada por meio de uma única plataforma, as soluções omnichannel de engajamento, identidade, autenticação de usuários e central de contato da Infobip ajudam empresas e parceiros a superarem a complexidade das comunicações com consumidores, promovendo o crescimento dos negócios e aumentando a fidelidade. A empresa oferece tecnologia desenvolvida internamente com capacidade para alcançar mais de sete bilhões de dispositivos móveis e “coisas” em seis continentes, ligada a mais de 9.700 conexões, das quais mais de 800 são diretas com operadoras. Fundada em 2006, a Infobip é liderada por seus cofundadores, o CEO Silvio Kutić, Roberto Kutić e Izabel Jelenić.
Prêmios recentes incluem:
- Nomeada uma das principais provedoras de CPaaS no relatório CPaaS MetriRank da Metrigy (dezembro de 2024).
- Reconhecida como número um entre os líderes estabelecidos em mensagens comerciais RCS no Relatório Competitor Leaderboard de 2024 da Juniper Research (novembro de 2024).
- Reconhecida como a principal fornecedora no mercado de prevenção de fraudes AIT pela Juniper Research (outubro de 2024).
- Nomeada Líder no Gartner® Magic Quadrant™ para Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS) 2024 pelo segundo ano consecutivo (junho de 2024).
- Incluída na lista anual de Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Fast Company (março de 2024).
- Reconhecida como líder no Leaderboard de CPaaS pela Juniper Research (março de 2024).
- Classificada como a principal fornecedora de Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS) no relatório inaugural CPaaS MetriRank da Metrigy (dezembro de 2023).
- Reconhecida como líder no Leaderboard de CCaaS pela Juniper Research (dezembro de 2023).
- Omdia classificou a Infobip como líder pelo segundo ano consecutivo no relatório CPaaS Universe (novembro de 2023).
- Nomeada Líder no Gartner® Magic Quadrant™ para Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS) 2023 (setembro de 2023).
- Reconhecida como líder no Relatório Customer Data Platform Leaderboard da Juniper Research (julho de 2023).
- Nomeada Líder no IDC MarketScape: Avaliação de Fornecedores de Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS) 2023 (maio de 2023).