Oitava edição da premiação atrai a atenção de grandes marcas e reflete o potencial do segmento de criar engajamento com um público jovem e conectado; em 2023, evento alcançou 90 milhões de pessoas com sua cobertura multiplataforma (redes sociais, YouTube, Twitch, SporTV e imprensa), um crescimento de 30,6% na comparação com o ano anterior
São Paulo, 31 de outubro de 2024 – Próximo de sua oitava edição, o Prêmio eSports Brasil (PeB) se consolida, ano a ano, como o principal momento de reunião das diversas modalidades e comunidades de esportes eletrônicos na América Latina. Mais do que isso, a premiação vem se destacando por ocupar um lugar estratégico de conexão entre o público endêmico – formado por empresas, fãs, jogadores e outros profissionais do setor – e o massivo. Como resultado, o PeB reúne audiências cada vez maiores, atrai grandes marcas patrocinadoras e fortalece o ecossistema local de eSports com informações relevantes e projeção dos ídolos do cenário competitivo.
Em 2023, o evento alcançou 90 milhões de pessoas com sua cobertura multiplataforma, um crescimento de 30,6% em comparação ao ano anterior. Para Leandro Valentim, cocriador do Prêmio Esports Brasil e CEO da Player1 Gaming Group, tanto as transmissões ao vivo na TV, pelo canal SporTV, quanto a extensiva cobertura em plataformas digitais, oferecem às marcas oportunidades únicas de dialogar com um público engajado, conectado e muito fiel. “Só no Brasil são mais de 100 milhões de gamers, e 82,9% deles conhecem os esportes eletrônicos – de acordo com dados da Pesquisa Games Brasil (PGB) 2023. Nesse contexto, o PeB tem um diferencial exclusivo, que é o de colocar em um mesmo ambiente todos os principais nomes do setor, das publishers aos streamers mais famosos, dos novos talentos aos ídolos já consagrados, independentemente de suas modalidades”.
Outro reflexo dessa relação intensa do PeB com a comunidade gamer está no engajamento. Durante o ano passado, por exemplo, foram mais de 1,5 milhão de interações dos seguidores com as redes sociais do prêmio. Além disso, a presença pontual de talentos conhecidos pelo grande público, como Sabrina Sato, Fernanda Gentil e Ana Clara – que já apresentaram o evento ao lado de Nyvi Estephan –, e de grandes estrelas dos games, amplifica esse alcance. Só nos perfis de indicados à premiação em 2023 e de influenciadores convidados, o impacto no ano passado superou 65 milhões de pessoas.
Para a edição de 2024, o PeB conta com o patrocínio de grandes marcas que reconhecem esse potencial de engajamento e a importância dos eSports para o público jovem. Entre elas estão a Betano, plataforma internacional de apostas esportivas on-line, que está presente no PeB pelo segundo ano consecutivo, e a Snickers, marca de chocolates da Mars Wrigley, que faz sua estreia.
A interação com o público, inclusive, abre espaço para que marcas explorem narrativas conectadas com os gamers. Um exemplo é a categoria “Craque BETANO da Galera” que conta com votação 100% popular e que dá voz ao público para mostrar quem são seus jogadores favoritos. “O universo gamer é incrível e temos certeza de que o Prêmio eSports Brasil vai coroar grandes profissionais da comunidade. Sabemos a honra que é vencer a categoria Craque BETANO da Galera e todos que estão na disputa desejam esse troféu, que vem aí para consagrar o melhor por voto popular. O patrocínio ao PeB reforça o nosso posicionamento atrelado às melhores formas de entretenimento,” declara a Betano.
Ao mesmo tempo, por ser uma plataforma robusta e diversa para que as empresas dialoguem com um público altamente conectado, o PeB se consolida como uma excelente oportunidade para campanhas inovadoras e bem-sucedidas. A SNICKERS®, conhecida pelos conteúdos bem-humorados e criativos, tem aproveitado para se aproximar cada vez mais da comunidade gamer. “A SNICKERS® entra no mundo gamer com o principal objetivo de se conectar genuinamente com essa comunidade, formada principalmente pela Geração Z, que tem requisitos específicos e valoriza marcas que agregam ao cenário. O patrocínio ao Prêmio vem para fortalecer nossa estratégia de relacionamento com o nosso público e reforçar o conceito global da marca – Você não é você quando está com fome!”, afirma Gustavo Varandas, Gerente de Marketing de SNICKERS®.
Em sete edições realizadas, o PeB já entregou mais de 120 troféus a jogadores, influenciadores e publishers de destaque nas mais diversas modalidades de esportes eletrônicos. Na edição 2024 a premiação conta com 24 categorias, sendo duas delas votadas exclusivamente pelos fãs e 22 escolhidas em conjunto com especialistas. A noite de gala da cerimônia de premiação está marcada para o dia 12/12, a partir das 19h, com uma série de atrações no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O público poderá acompanhar tudo o que acontecerá na premiação ao vivo pelo SporTV, nos canais oficiais da Player1 e do próprio Prêmio no YouTube e na Twitch. Além da transmissão principal, esse ano ainda haverá uma segunda tela, em que os fãs terão acesso a entrevistas exclusivas e imagens de bastidores.
Para acompanhar todas as novidades e período de votações siga o PeB no Instagram, Threads, BlueSky, TikTok e Facebook, ou acesse o site oficial.
Sobre o Prêmio eSports Brasil
Maior celebração dos eSports da América Latina, o PeB premia desde 2017 os maiores atletas, organizações, casters, publishers e influenciadores do cenário competitivo de esportes eletrônicos do Brasil.
Sobre a Player1 Gaming Group
Fruto do spin-off da unidade de Games e eSports da Globo, a Player1 Gaming Group é uma holding investida da Globo Ventures que possui um ecossistema proprietário de negócios nesta indústria, atuando na conexão entre o mundo tradicional do esporte, entretenimento e mídia, com o universo dos games, através de profunda inteligência do consumidor, network de influenciadores e parcerias estratégicas com Publishers de games e Orgs de eSports. Seu portfólio é transversal e abrange diversas disciplinas, com iniciativas que se integram de forma sinérgica: (1) eventos Prêmio eSports Brasil, MEG Latam, eSports Summit e Rio2C Game+; (2) empresa de gestão de ligas de eSports, a LnK Gaming; (3) hub de ativação e conteúdo crossover na tríade Game-Skate-Música, Street Gamers; (4) os canais digitais Player1 (youtube, twitch, instagram, facebook, X, e tiktok); (5) a plataforma de torneios amadores Player1 eSports; (6) os torneios e campeonatos de eSports: CBCS (Circuito Brasileiro de Counter Strike), eGol (Campeonato Brasileiro de eFootball), JEE (liga escolar), TUeS (liga universitária); (7) a Player1 Music, com parcerias com Grupo Warner e Entourage; e (8) a Player1 Studios, com produções e co-produções de programas, séries e realities como ‘No Gás do Just Dance’, ‘FC Futebol de Casa’, ‘Looking for a Caster’ e ‘Looking for a Streamer’.
Sobre a GTG
A Good To Game (GTG), a vertical de games e eSports da V3A, surgiu como uma agência business to game especializada em criar conexões 360° entre marcas e comunidades através de eventos, projetos proprietários e on demand, consultorias customizadas, entre outros serviços.
No portfólio, a empresa conta com os proprietários Prêmio eSports Brasil, o MEG – Multiplatform eSports Games, a maior competição multiplataforma de eSports da América Latina, além de ter realizado o WESG Latam em parceria com o grupo Alibaba e o Cruzada eSports, projeto social piloto que levou os games para crianças e jovens da comunidade Cruzada São Sebastião, no Rio de Janeiro. Entre os projetos on demand, destacam-se o Todo Mundo Joga Junto, projeto da Lenovo e Intel que visa fomentar a diversidade e inclusão no ecossistema gamer e o premiado case Ipiranga no Metaverso, que expandiu a marca e suas campanhas de marketing e publicidade para o mundo virtual.
Sobre a Betano
A Betano, uma das maiores casas de apostas esportivas do Brasil, é uma marca projetada para oferecer experiências de excelência por meio de sua plataforma, disponível em desktop, laptop, tablet, celular e aplicativo Android. É operada pelo grupo Kaizen Gaming, que tem sede na Grécia, presença em 17 países e mais de dez anos no mercado de apostas esportivas.
No Brasil, patrocina o Atlético Mineiro e detém o naming rights de competições como o Brasileirão Betano e Copa Betano do Brasil. Além disso, está presente na Europa e América do Sul, com o Porto, Benfica e Sporting (Portugal), Aston Villa (Inglaterra), Melgar (Peru), no Torneo Betano e Copa Betano (Argentina), além de equipes na Grécia, Chipre, República Tcheca e Romênia. Neste ano, patrocinou a Copa América e a Euro2024, e atualmente, é patrocinadora oficial global da UEFA Europa League e da UEFA Conference League. Saiba mais em: https://br.betano.com/
Sobre a Mars
A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como SNICKERS®️, M&M’S®️, TWIX®️, SKITTLES®️, PEDIGREE®️, WHISKAS®️, DREAMIES®️, OPTIMUM™️, ROYAL CANIN®️ e BEN’S ORIGINAL®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.