- Volume, que é o maior já coletado manualmente por meio de uma empresa, equivale a 140 mil toneladas de plástico retiradas do meio ambiente;
- Resultado envolve 50 mil coletores em seis países;
- No Brasil, já foram coletadas mais de 6.800 toneladas de plástico.
A Plastic Bank, fintech social canadense que promove a reciclagem de plásticos como ferramenta de combate à pobreza, atingiu recentemente a marca de 140 mil toneladas de plástico retiradas do meio ambiente ao redor do mundo, volume que corresponde a 7 bilhões de garrafas plásticas. A quantidade é suficiente para encher 3.354 campos de futebol, sendo esse o maior volume de plástico já coletado manualmente por meio de uma empresa. No Brasil, o total coletado já ultrapassa 6.800 toneladas.
Fundada em 2013 no Canadá, a Plastic Bank converte resíduos plásticos em uma “moeda social” para combater a pobreza e promover a economia circular. Coletores recebem bonificações por cada quilo de plástico entregue, aumentando suas rendas em até 40%. Além de reduzir a poluição, o modelo cria oportunidades econômicas para milhares de pessoas vulneráveis através do apoio de cerca de 500 empresas, comprometidas em gerar impacto através de negócios focados em propósito.
A Plastic Bank tem operações no Brasil, na Indonésia, nas Filipinas, no Egito, em Camarões e na Tailândia. O volume de 7 bilhões de garrafas foi coletado manualmente por cerca de 50 mil coletores registrados no programa em todos os países. Agora, para aumentar ainda mais esse número, a fintech social está mobilizando empresas de diversos setores e portes, do Brasil e de outros países, a investirem numa solução de redução de pegada plástica, que busca ampliar o ecossistema de coleta por meio de diversos planos e objetivos.
Para David Katz, fundador e CEO da Plastic Bank, a marca alcançada reflete o impacto real de unir propósito e ação:
– A coleta de mais de 140 milhões de quilos de plástico é apenas uma gota no oceano. O que precisamos é de uma mudança radical. É hora de empresas, pessoas influenciadoras e comunidades intensificarem e priorizarem a prosperidade para todos, e não apenas para alguns privilegiados. A poluição plástica não é problema de outra pessoa; é nosso. As 7 bilhões de garrafas coletadas representam não apenas plástico, mas pessoas – dezenas de milhares de membros da coleta que transformam resíduos em oportunidades, ganhando renda segura e obtendo acesso a benefícios sociais.
Toda a coleta realizada pelos profissionais da Plastic Bank é registrada através de um sistema de blockchain, com a visualização de dados em tempo real, o que assegura uma coleta rastreável, relatórios verificados, transparência dos dados e renda aos coletores. O material coletado é transformado no chamado “Plástico Social”, que pode ser reutilizado em novos produtos e embalagens, reforçando uma cadeia circular de suprimentos.
No Brasil, o total coletado já corresponde a mais de 350 milhões de garrafas plásticas. Desde que começou suas operações no país, há cinco anos, a Plastic Bank tem consolidado seu programa de bonificação em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Sobre a Plastic Bank
Plastic Bank é uma fintech social com um programa global de reciclagem de garrafas que ajuda a acabar com a pobreza e a combater a poluição plástica.
Membros coletores trocam plástico por dinheiro, benefícios sociais e muito mais. Coleta rastreável, renda garantida e relatórios verificados são oferecidos através de nossa plataforma segura em blockchain.
Pessoas e empresas reduzem sua pegada ambiental e apoiam comunidades por meio de planos de impacto com contribuições mensais ou anuais. Empresas associadas acessam ferramentas para compartilhar seu impacto, convidam seus clientes a participar e crescem. As garrafas coletadas retornam como matéria-prima reciclada para a economia circular.
Plastic Bank tem sede no Canadá, com operações nas Filipinas, Indonésia, Brasil, Egito, Tailândia e Camarões.
PlasticBank® e Social Plastic® são marcas registradas da The Plastic Bank Recycling Corporation. Saiba mais em plasticbank.com.