Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Os dados são oxigênio para os negócios e sem eles as empresas não resistem
    • Christine Valença: cantora, compositora e multi-instrumentista, com estilo único, se apresenta no Ateliê Lapinha
    • Freshworks lança Freshservice Journeys para tornar o trabalho mais fácil, eliminando frustrações nas experiências dos colaboradores
    • Rinaldi lança manifesto institucional com novo posicionamento de marca
    • Interactive Brokers apresenta o IBKR InvestMentor – um aplicativo gratuito de microaprendizagem para instruir a nova geração de investidores.
    • Prêmio Influency.me chega à 5ª edição e traz novas categorias de influenciadores
    • Esquecida e pouco valorizada: “geração X” desponta como o grupo de consumidores mais influente do mundo, segundo NIQ e World Data Lab
    • Eucatex integra lista de líderes globais em sustentabilidade
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Negócios»O que 1,4 milhão de novos empreendedores no Brasil podem aprender com quem já vive o jogo
    Negócios

    O que 1,4 milhão de novos empreendedores no Brasil podem aprender com quem já vive o jogo

    Meio & NegócioBy Meio & Negócio23 de junho de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    Especialista em gestão e negócios, Dr. Bruno Mena Cadorin, aponta aprendizados essenciais para construir um negócio de forma sustentável em um dos mercados mais desafiadores do mundo

    São Paulo, junho de 2025 –  Em um país onde empreender muitas vezes é mais necessidade do que escolha, saber executar com consistência pode valer mais do que ter a melhor ideia. A afirmação vem de Bruno Mena Cadorin, químico, pesquisador e fundador da WIER — empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas para purificação de ar, água e superfícies, com atuação em mais de 20 países.

    O Brasil tem vivenciado um notável crescimento no empreendedorismo em 2025, com a abertura de 1.407.010 novos pequenos negócios no primeiro trimestre do ano, segundo dados da Associação Comercial e Industrial de Jacareí. O dado reforça o apetite por iniciativas próprias, mas também evidencia a necessidade de preparo, foco e gestão para garantir a sobrevivência e o crescimento em um mercado competitivo.

    Apesar dos desafios regulatórios, das oscilações econômicas e da complexidade tributária brasileira, Bruno afirma que ainda há espaço — e muito — para quem empreende com clareza, resiliência e propósito. “A diferença está menos no plano e mais na capacidade de colocar esse plano de pé, todos os dias”, afirma.

    A seguir, ele compartilha cinco lições práticas para quem deseja empreender com consistência e resultado no Brasil:

    1. Aprenda a dormir no barulho

    Fatores externos — como burocracia, instabilidade econômica, variações cambiais ou decisões políticas — inevitavelmente impactam o negócio. Ter equilíbrio emocional e inteligência para lidar com o que foge ao seu controle é fundamental.

    “Se você quiser empreender esperando um ambiente controlado, talvez esteja no caminho errado. A pressão vem. E o empreendedor precisa aprender a performar no caos.”

    1. Cultura come estratégia no café da manhã

    De nada adianta ter um plano perfeito se o time não estiver engajado com a cultura da empresa. Estratégia exige execução — e execução depende de gente comprometida com o mesmo norte.

    “Funcionário ideal para sua empresa é o funcionário que casa com a sua cultura e com sua empresa, e não necessariamente o melhor e com melhor currículo.”

    1. Você não precisa de algo novo para empreender

    Muitos negócios travam antes de começar porque os fundadores esperam “a grande ideia”. Mas inovação nem sempre é sobre criar algo novo — muitas vezes é sobre fazer bem-feito o que ninguém está executando direito.

    “Ideia não vale nada sem execução. Uma estratégia mediana bem colocada em prática gera muito mais resultado do que planos perfeitos no papel.”

    1. Tenha um propósito claro — e forte o suficiente para sustentar o caminho

    Motivação é combustível volátil. Propósito, não. Ter clareza sobre o impacto que o seu negócio quer causar no mundo ajuda a manter o rumo mesmo nos momentos de turbulência.

    “Você vai ter dias difíceis, metas que não batem, contas que apertam. O que segura o empreendedor na jornada é saber o porquê está fazendo aquilo.”

    1. Foco no foco do cliente

    Empresas crescem de forma sustentável quando deixam de apenas vender e passam a gerar valor real. Ouvir, entender e adaptar-se às dores e desejos do cliente é o que diferencia negócios de sucesso de tentativas frustradas.

    “O empreendedor que entende o que o cliente valoriza, e não o que ele quer empurrar, ganha relevância. Venda é consequência de conexão.”

    Para Bruno Mena Cadorin, o futuro do empreendedorismo no Brasil passa menos por grandes ideias e mais por modelos de gestão que combinem execução disciplinada com escuta ativa e liderança com visão.

    “Empreender no Brasil não é fácil — mas é possível. E, mais do que isso, é transformador. Quando feito com propósito e preparo, o impacto vai além do negócio: ele reverbera nas pessoas, nas comunidades e em todo o ecossistema.”

     

    Sobre Bruno Mena Cadorin
    Químico, pesquisador e empreendedor, Bruno é fundador da WIER, empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas para purificação de ar, água e superfícies, utilizando ozônio e Plasma Frio. A WIER está presente em mais de 20 países e é referência em inovação e sustentabilidade, atendendo setores como saúde, hotelaria, agroindústria e automotivo.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    Os dados são oxigênio para os negócios e sem eles as empresas não resistem

    11 de julho de 2025

    Christine Valença: cantora, compositora e multi-instrumentista, com estilo único, se apresenta no Ateliê Lapinha

    11 de julho de 2025

    Freshworks lança Freshservice Journeys para tornar o trabalho mais fácil, eliminando frustrações nas experiências dos colaboradores

    11 de julho de 2025

    Rinaldi lança manifesto institucional com novo posicionamento de marca

    10 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.