Criado como uma alternativa inovadora para solucionar e amenizar problemas relacionados à poluição sonora, o Silentsystem é o meio ideal para quem procura soluções de áudio tecnológicas, criativas e acessíveis. Fundada em 2012 na Itália, é a maior empresa de fones de ouvido para eventos que promovem experiências sem a emissão de sons externos, e que chega agora ao Brasil.
Atendendo em 14 países, tem 60 mil fones espalhados pelo globo. Iniciou suas atividades quando seu idealizador, Emanuele Tommasini, buscou alternativas às leis italianas de sossego público.
“A ideia surgiu em 2011, pois na Itália começavam a dar limites de música aos bares. Então pensei que o bar, normalmente, começa a funcionar mais tarde da noite e, tendo esse limite, não poderia operar assertivamente. Logo, decidi tentar desenvolver uma tecnologia que usasse radiofrequência para permitir que eles mantivessem o bar aberto”, comenta Emanuelle.
Os fones de ouvido e transmissores permitem uma série de ações sem propagar sons ao redor e causar problemas relacionados à ação. O sistema é intuitivo. Trata-se do transmissor (via bluetooth ou a cabo) e fones de ouvido em número a escolha do cliente. Quanto à distância, os fones conseguem operar a 350 metros de raio.
Os eventos atendidos pelo Silentsystem são, por exemplo, convenções, feiras, shows, cinemas, academias, produções de TV, de moda e apresentações musicais.
Dentre seus formatos, existe o Silent Disco, em que os participantes, para ouvir a música, utilizam fones de ouvido luminosos sem fio. Inclusive, proporciona batalhas de DJs através de seu sistema, em que se pode trocar de canal sonoro facilmente.
Somado a isso, os promotores de festa podem organizá-las em espaços públicos, como praias, parques, praças e afins, sem perturbar os arredores. E seu uso em casas noturnas minimiza os aspectos relacionados a distúrbios para o sono e problemas de tranquilidade pública.
Com aspectos ligados ao Silent Disco, o Silent Concert tem a peculiaridade de permitir um vínculo quase íntimo entre o músico e espectador, ligados pela música e ritmo.
O Silent Cinema foi pensado para a experiência completa da sétima arte, ao tornar o áudio e a trilha sonora mais próximos, nítidos e envolventes.
Um dos formatos mais ricos é o Silent Meeting, focado em conferências, apresentações de produtos e outras atividades em feiras comerciais. Garante exibições em gestão simultânea de diferentes áreas, ao permitir o usuário selecionar o canal pretendido na palma da mão, otimizando espaços, por exemplo, ao permitir diversas palestras e rodas de conversa ao mesmo tempo em um local reduzido.
Completando os principais usos, apresentam-se o Silent Yoga e o Silent Fitness em que é realizado aulas em academias e áreas externas sem a necessidade de grandes espaços, gerando experiências novas e exclusivas.
Um exemplo de evento realizado no Brasil foi o Rockin’1000, em que mil músicos estavam tocando com os fones de ouvido e cada naipe de instrumentos escutava um canal diferente do outro. O resultado foi uma gigantesca orquestra no Allianz Parque, em São Paulo, sem que nenhuma pessoa fora do estádio pudesse ouvir.
“Nossa expectativa é muito grande e promissora. A SilentSystem tem uma curva de aprendizado, Chegamos no Brasil com uma bagagem bem posta que funcionou no exterior. Temos uma inteligência na parte de logística, higienização, tratamento, manutenção e atendimento”, destaca André Magro, responsável pelas operações no país.
Em síntese, o Silentsystem não apenas oferece uma solução inovadora para os problemas de poluição sonora, mas também amplia as possibilidades de experiências auditivas em uma variedade de contextos. Desde festas em locais públicos até eventos corporativos, o sistema proporciona um ambiente imersivo e personalizável, garantindo conforto para todos os envolvidos.
Combinando tecnologia de ponta com praticidade e acessibilidade, o Silentsystem está redefinindo os padrões de qualidade de som e oferecendo novas possibilidades para o futuro.