Solução de antecipação de recebíveis da fintech para PMEs contribuiu com o crescimento do hotel colonial Namoa
Com a proposta de democratizar o acesso ao financiamento e apoiar pequenas e médias empresas no fluxo de caixa, Kapitale, fintech especializada em soluções de crédito por meio de antecipação de recebíveis, desenvolveu produtos que podem gerar uma economia de até 90% quando comparado a outras linhas de crédito.
A procura pela empresa ocorre principalmente por PMEs, grupo que enfrenta muitas restrições de acesso a recursos. “Acontece que a maior parte dos créditos disponibilizados no mercado ficam concentrados nas grandes empresas. Essa falta de incentivo impacta profundamente os pequenos empresários, pois o negócio não cresce, não há fluxo de caixa e as faturas continuam chegando todo mês. Um ciclo que adoece o empreendimento”, avalia Anderson Pereira, fundador e CEO da Kapitale.
Dados do relatório da Serasa Experian apontam que o volume de pedidos de recuperação judicial entre micro e pequenas, e também as médias empresas, aumentou, respectivamente, 89,6% e 33,5%, no primeiro semestre de 2024 comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao mesmo tempo, apenas 39% das MPI’s que solicitaram crédito tiveram suas propostas aprovadas segundo o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizado pelo SIMPI/Datafolha.
Expansão dos negócios
A solução da Kapitale possibilitou que o hotel colonial Namoa Pollastrini, localizado em um imóvel de 1938 de frente ao mar na cidade Itanhaém, uma das mais antigas do país, expandisse suas opções de serviços para o turismo local.
“Sofremos um forte impacto com a pandemia e, no início deste ano, tivemos um grande imprevisto, devido ao déficit no fluxo de caixa durante a baixa temporada causado, principalmente, pelo investimento na reforma do restaurante que excedeu o planejado. Passamos a estudar opções de crédito e encontramos na Kapitale condições entre 70% e 90% mais econômicas frente a outras modalidades de financiamento. Literalmente, nos salvou e conseguimos concluir o projeto”, comenta João Gallucci, sócio administrador do Namoa Pollastrini.
A partir do fluxo gerado com a solução, o hotel movimenta atualmente cerca de 20% da sua receita anual via Kapitale. Para o próximo ano, o empresário estima transacionar 50% do seu faturamento pela fintech. “Com a anexação do restaurante, teremos um crescimento de clientes, de aproximadamente 140%. Estimamos um aumento de 40% no nosso faturamento. Estamos animados”, finaliza Gallucci.
Sobre a Kapitale
A Kapitale é uma fintech de crédito que oferece às PMEs do Brasil acesso à capital usando seus recebíveis de cartão de crédito como garantia. A fintech de crédito nasceu durante a tese de mestrado de um dos seus fundadores, no prestigiado MIT (Massachussetts Institute of Technology) e recebeu investimentos após se destacar no programa de aceleração da Harvard Business School.
Com operações no Brasil, a empresa oferece aos comerciantes a possibilidade de vender a prazo e receber os fundos no mesmo dia, além de permitir que utilizem seus recebíveis para adquirir estoque. Além disso, a fintech possui seu próprio funding para apoiar PMEs na gestão de fluxo de caixa.
Site: https://kapitale.com.br/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/kapitale/