A Jogo. já desenvolveu projetos para marcas como Corona, Budweiser e Zé Delivery, posicionando-se como referência em estratégia e inovação no esporte
São Paulo, novembro de 2024 – A Jogo., agência composta por criadores globais que se unem para desenvolver soluções estratégicas e inovadoras por meio do esporte e entretenimento, anuncia oficialmente sua chegada ao mercado com uma proposta única: ser a agência com DNA para os esportes, onde paixão, estratégia, criatividade e inovação andam lado a lado.
Fundada por Matías Menéndez, que traz 20 anos de experiência no mercado de comunicação, tendo atuado em agências como AKQA, Africa, Mother New York e MADRE y La Comunidad, a Jogo. se destaca por reunir especialistas em cada projeto, capazes de identificar insights específicos e desenvolver soluções estratégicas que atendem às necessidades únicas de cada marca.“Enquanto muitas agências se expandem para diversas áreas, escolhemos ser especialistas no que conhecemos profundamente e onde podemos gerar o maior impacto: o esporte e o entretenimento”, explica Menéndez.
O nome Jogo. representa a essência lúdica e autêntica do esporte, se destacando por montar equipes “desformatadas”, compostas por talentos de diversas áreas, que aplicam suas vivências e conhecimentos para gerar insights poderosos, ultrapassando as definições tradicionais da indústria. Cada projeto é encarado como uma oportunidade de aprendizado e aprofundamento naquilo que nos move, com times personalizados de criativos, produtores e estrategistas feitos sob medida.
Ao longo de seu primeiro ano, a agência Jogo. acumulou mais de 20 projetos, incluindo ações locais, regionais e globais. Entre os destaques estão colaborações para os Jogos Olímpicos e campanhas desenvolvidas para a plataforma global da Corona. Além disso, a Jogo. tem trabalhado com marcas patrocinadoras de grandes ligas esportivas, como NFL, NBA e Wimbledon, sempre com o objetivo de impulsionar novas ideias, explorar o potencial do entretenimento e, sobretudo, provocar mudanças estruturais tanto no mercado publicitário quanto fora dele.
Um exemplo é a “Cláusula de Relaxamento”, criada para Corona Cero, que começou no Brasil com surfistas como Gabriel Medina, Tati West, Pedro Scooby e Chloé Calmon e, agora, está alcançando proporções globais. A “Cláusula”, que garante que os atletas dediquem tempo para relaxar e descontrair como parte do contrato com a Corona Cero, está sendo incorporado com atletas internacionais, incluindo a medalhista ciclista britânica Evie Richards, o jogador de vôlei chileno Marco Grimalt, e a ciclista de BMX colombiana Mariana Pajón.
A “Cláusula de Relaxamento” oferece uma nova abordagem para parcerias que reflete a essência da Corona: incentivar as pessoas a vivenciar mais momentos para relaxar e se conectar com a natureza. Ela foi desenhada para promover o equilíbrio e oferecer flexibilidade aos atletas para que possam integrar períodos de relaxamento em seu estilo de vida. Espera-se que o novo termo aumente os contratos em pelo menos uma semana para incorporar o tempo de relaxamento. No futuro, a Cláusula de Relaxamento será uma prioridade para as parcerias de talentos da marca.
Outro caso de sucesso foi a campanha para o Zé Delivery, que engajou torcedores ao explorar a rivalidade entre clubes, com a participação de ícones como Petkovic, Donizete, Fred e Jefferson para impulsionar o uso de cashback. A campanha foi reconhecida com dois shortlists no Festival de Cannes Lions 2024 e levou dois bronzes no Effie Brasil 2024. Para a Budweiser, a Jogo. trouxe ao Brasil Adam Vinatieri, recordista de field goals da NFL, para realizar o maior field goal do mundo na Ponte Estaiadinha, em São Paulo, em uma ação que marcou os fãs de futebol americano e gerou grande repercussão.
“Estamos apenas começando, mas nosso compromisso vai além do esporte: desenvolvemos estratégias de plataformas esportivas para marcas, garantindo que elas aproveitem ao máximo seus patrocínios com ligas e atletas. Muitas vezes, esses contratos não são explorados em todo seu potencial, e nosso foco é justamente maximizar essas oportunidades por meio de soluções estratégicas e criativas que conectem marcas ao público de forma autêntica e relevante,” afirma Menéndez.