Oferecido inicialmente no Brasil, o novo produto é um conjunto de casos de uso predefinidos com suporte de IA generativa que ajuda empresas a alavancarem resultados de negócios
A plataforma global de comunicação em nuvem, Infobip, acaba de lançar o Experiences, que consiste em um conjunto de casos de uso predefinidos por inteligência artificial generativa, para ajudar empresas a fortalecerem e elevarem os resultados de seus negócios. Iniciando no Brasil e sendo implementado globalmente em outros países nos próximos meses, o Infobip Experiences representa um novo investimento da empresa no país, devido ao potencial como uma economia emergente. O Experiences começa atualmente com um assistente de IA generativa, utilizando a tecnologia ChatGPT para aprimorar as interações com os clientes, com o objetivo de permitir que as empresas aumentem as vendas, economizem tempo e garantam a satisfação do cliente.
De um serviço de agendamento de compromissos realizado com IA generativa, a uma lista extensa de casos de uso que será criada para dar suporte a uma variedade de verticais de negócios, o Infobip Experiences estará disponível pela primeira vez no WhatsApp, permitindo personalizar as interações virtuais para torná-las semelhantes às interações humanas. Ao aproveitar a tecnologia ChatGPT, é possível tornar a comunicação mais abrangente e humanizada. O Infobip Experiences pode criar conversas ilimitadas usando o tom de voz correto. Todas as mensagens são pré-preenchidas por IA generativa, e é possível escolher o estilo ideal para cada plataforma.
Como as empresas estão atualmente explorando novas formas de inserir a IA generativa em suas jornadas de engajamento do cliente e oferecer experiências mais conversacionais aos consumidores, aprimorando ainda mais suas jornadas, o Infobip Experiences foi desenvolvido para ser utilizado em diversos setores de negócios, como varejo, saúde, logística e transporte, turismo, entre outros.
Ivan Ostojic, Chief Business Officer na Infobip, comenta: “A facilidade de uso e implementação é outro diferencial. Com o Infobip Experiences, a configuração pode ser feita em minutos, e a experiência omnichannel permite que empresas se conectem com seus clientes em uma variedade de chats e aplicativos tradicionais de conversação. Embora estejamos inicialmente com o WhatsApp, o Experiences será construído com a expertise omnichannel única da Infobip e será neutro em relação a canais. Outros canais OTT como Viber, RCS e Apply Business Messenger vão seguir sendo apoiados por canais tradicionais como SMS e notificações por e-mails.”
Na prática, o Infobip Experiences funciona da seguinte forma: uma empresa que usa o programa fornece dados para abastecer o assistente de IA com conteúdo relacionado à sua área de atuação ou ao seu processo. A partir daí, você pode usar esses dados para definir um estilo de mensagem adequado à marca, e o assistente de IA pode responder às perguntas dos consumidores com conversas humanas e bem estruturadas. Caso ele não consiga atender às necessidades dos clientes, a consulta será direcionada a um agente humano.
A falta de personalização prejudica o relacionamento entre marcas e consumidores
De acordo com a Infobip, 68% das pessoas preferem fazer contato ou até mesmo comprar produtos por meio de aplicativos de mensagens. No entanto, 75% dos consumidores se sentem frustrados quando o atendimento ao cliente não é personalizado e as marcas que introduzem um assistente de compras com tecnologia de IA podem resolver esse problema rapidamente. O WhatsApp, por exemplo, destaca-se no cenário do comércio conversacional por meio de aplicativos de mensagens, com um crescimento de 80% nas interações comerciais em 2022 em comparação com 2021. No Brasil, o aplicativo também está na lista dos preferidos para interações com empresas. Essa é uma das razões pelas quais a Infobip está introduzindo seu novo produto nesse mercado considerado em expansão.
Ivan Ostojic conclui: “As empresas devem investir em um sistema que as aproxime de seu público-alvo e supere suas expectativas. O Brasil é um mercado muito receptivo a novas tecnologias, o que o torna perfeito para a implementação do Infobip Experiences. Utilizar um sistema que aproxime o cliente da empresa é uma estratégia de negócios necessária e capaz de gerar resultados consistentes. As pessoas precisam sentir que a empresa se preocupa com suas demandas e sabe como atendê-las, tanto em termos de vendas quanto de suporte para outros assuntos. Isso melhora ainda mais o relacionamento entre as marcas e seus clientes, alavancando a CX.”
Saiba mais sobre o Experiences, clicando aqui.
About Infobip
A Infobip é uma plataforma global de comunicação em nuvem que permite que as empresas criem experiências conectadas em todos os estágios da jornada do cliente. Acessadas por meio de uma única plataforma, as soluções de engajamento omnicanal, identidade, autenticação de usuário e centro de contato da Infobip ajudam empresas e parceiros a superar a complexidade das comunicações com o consumidor para expandir os negócios e aumentar a fidelidade. Com mais de uma década de experiência na indústria, a Infobip expandiu para mais de 70 escritórios em todo o mundo. Oferece tecnologia construída nativamente com capacidade para atingir mais de sete bilhões de dispositivos móveis e ‘coisas’ em 6 continentes conectados a mais de 9.700 conexões, das quais 800+ são conexões diretas de operadoras. A Infobip foi criada em 2006 e é liderada por seus cofundadores, CEO Silvio Kutić, Roberto Kutić e Izabel Jelenić.
Prêmios recentes incluem:
- Infobip nomeada líder no CPaaS Leaderboard, Juniper Research (Fev. 2023)
- Infobip nomeada líder no CCaaS Leaderboard, Juniper Research (Ago. 2022)
- Omdia classifica a Infobip como líder no relatório CPaaS Universe (Maio 2022)
- Classificada como o provedor de serviços líder em CPaaS pela Juniper Research em seu novo Competitor Leaderboard CPaaS Vendors (Out. 2021)
- Infobip nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Communications Platform-as-a-Service (CPaaS) 2021 Vendor Assessment (doc #US46746221, maio de 2021)
- Melhor provedora de SMS A2P pelo quarto ano consecutivo por operadoras móveis e empresas no Relatório Anual de Benchmarking de Fornecedores de Mensagens da ROCCO
- Melhor provedora de CPaaS do ano, melhor provedor de RCS do ano e Mover & Shaker em inovação em telecomunicações no Juniper Digital Awards de 2021