Uma pesquisa realizada pelo Indeed revelou que, após salários competitivos, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é uma prioridade
A maioria dos trabalhadores brasileiros (59%) busca estabilidade financeira em 2025, de acordo com a pesquisa mais recente do Indeed, o maior site de empregos do mundo. O estudo, que analisou as expectativas e prioridades de mais de mil funcionários de diversos setores e gerações, mostra que o fator mais importante na escolha de um emprego é unânime: 73% dos entrevistados classificam um salário justo como sua prioridade número um. Outro destaque relevante é que apenas uma remuneração competitiva já não é suficiente—o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é a segunda característica mais desejada por todas as gerações (57%).
“As questões financeiras continuam sendo uma preocupação comum entre as gerações. Embora os funcionários valorizem um ambiente de trabalho positivo, as empresas não podem ignorar a importância das necessidades básicas, como salários competitivos e bem-estar no trabalho. Os empregadores devem manter o foco nesses fundamentos para evitar insatisfação e falta de engajamento”, afirma Lucas Rizzardo, Diretor de Vendas do Indeed Brasil.
Prioridades de carreira entre as gerações
A pesquisa mostra que, para a Geração Z, após salário justo, os fatores mais importantes na escolha de um emprego são o equilíbrio entre vida profissional e pessoal (56%) e as oportunidades de crescimento na carreira (53%). O mesmo ranking se repete entre os Millennials – essas gerações estão apenas começando a trabalhar ou ainda consolidando suas carreiras. A tendência diminui entre funcionários mais velhos, pois mais da metade da Geração X e dos Baby Boomers (51%) classificaram um ambiente positivo como o terceiro fator mais importante. Isso mostra que empresas que desejam engajar equipes multigeracionais devem adaptar suas estratégias para atender às diferentes expectativas de carreira.
Sobre os objetivos para 2025, além da estabilidade financeira, a Geração Z (48%) e os Millennials (44%) apontam o crescimento salarial como sua segunda maior meta, enquanto a Geração X (38%) e os Baby Boomers (36%) priorizam o melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. “Os dados mostram uma mudança geracional nas prioridades. Embora a estabilidade financeira seja um objetivo comum, as gerações mais jovens estão mais focadas no crescimento salarial, refletindo o desejo de avanço na carreira e recompensas financeiras imediatas. Em contrapartida, os profissionais mais experientes priorizam o equilíbrio entre trabalho e vida, indicando que, à medida que a carreira amadurece, há uma ênfase maior na qualidade de vida e na flexibilidade”, explica Rizzardo.
Quando questionados sobre ter mais de um emprego para ganhar dinheiro extra, a Geração Z foi a que apresentou o maior percentual (45%), seguida pelos Millennials (39%), Geração X (36%) e Baby Boomers (31%). Esse dado reforça a visão de que os profissionais no início de carreira tendem a buscar retornos financeiros mais imediatos.
Satisfação profissional geral
Mesmo sem estar ativamente buscando um novo emprego, 62% dos Millennials afirmaram estar abertos a novas oportunidades, caso surjam. Essa geração também apresentou o menor percentual de satisfação no trabalho—apenas 12% disseram estar felizes, comparado a 17% de todas as gerações, o que reforça a importância de iniciativas de retenção de talentos para esse grupo. Isso sugere que as empresas precisam repensar suas estratégias de engajamento dos funcionários, promovendo uma cultura de crescimento, flexibilidade e propósito no trabalho para manter a lealdade dos profissionais mais jovens.
O estudo destaca um desafio crítico para os empregadores: equilibrar a segurança financeira e o bem-estar no trabalho para atender às expectativas em constante evolução da força de trabalho. Flexibilidade, tarefas significativas e valores organizacionais sólidos tornaram-se tão importantes quanto a remuneração. Empresas que não reconhecerem essas mudanças podem enfrentar dificuldades com retenção de talentos e estabilidade da equipe a longo prazo.
Metodologia
O Indeed realizou uma pesquisa com mais de 1.000 trabalhadores brasileiros de diversos setores para investigar o atual panorama do mercado de trabalho, com foco nas contribuições entre diferentes gerações, metas e sonhos de carreira, além da percepção dos trabalhadores sobre as interações no trabalho com colegas e líderes. Para comparar os resultados entre os trabalhadores, o Indeed utilizou as classificações do Pew Research Center e foram entrevistados: 335 GenZ (de 18 a 28 anos), 279 Millennials (de 29 a 44 anos), 307 GenX (de 45 a 60 anos) e 144 Baby Boomers (de 61 a 79 anos). A pesquisa foi realizada via painel online em janeiro de 2025.
Sobre o Indeed
Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de empregos nº 1 do mundo (Comscore, Total Visits, março de 2024). Com mais de 580 milhões de perfis de candidatos a emprego, pessoas em mais de 60 países e em 28 idiomas acessam o Indeed para procurar emprego, publicar currículos e pesquisar empresas. Mais de 3,5 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos funcionários. O Indeed é uma subsidiária da Recruit Holdings, líder global em tecnologia de RH e soluções de negócios que está simplificando a contratação e transformando o mundo do trabalho.
Sobre o Indeed Brasil
Por quase 20 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil em todas as etapas da sua jornada de busca por emprego – sem nenhum custo para eles. Mais de 530 mil novas vagas são adicionadas ao Indeed no Brasil todos os meses e, por meio de páginas como ‘Avaliação de Empresas’, o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 18,4 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrarem lugares incríveis para trabalhar.