Segundo relatório, 52% dos brasileiros já usaram a ferramenta para escolha de produtos; saiba como utilizá-la para surpreender a pessoa amada
Com o Dia dos Namorados se aproximando, um velho dilema para os casais volta à tona: com tantas opções de presentes, qual o melhor para agradar a pessoa amada? São nestes momentos que a tecnologia vem para dar uma mão. O uso de Inteligência Artificial está ficando cada vez mais comum no dia a dia para facilitar algumas tarefas, e sabendo a forma correta de usar essa ferramenta, ela pode ajudar no momento de escolher um presente.
Na hora da compra, a tecnologia já é queridinha dos clientes. De acordo com o Relatório do Varejo 2025, da Adryen, 52% dos brasileiros usaram IA para apoiar suas jornadas de compra nos últimos 12 meses, dos quais 74% disseram que a ferramenta contribui com a escolha de produtos.
“Pedir à uma IA por meio de comandos simples, como ‘me dê dicas de presentes de Dia dos Namorados’, trará resultados genéricos. Para conseguir retornos mais assertivos é essencial dar à ferramenta o maior número de instruções e detalhes possíveis. Por isso é importante entender como essa tecnologia funciona para que seja possível usufruir de seus benefícios. Sozinha, a IA não trará exatamente o resultado esperado”, explica Giovanna Dominiquini, diretora de vendas da Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem especialista em comunicação com cliente e jornada de compras por meio de chatbots e IA.
Pensando em salvar o Dia dos Namorados daqueles que estão sem criatividade para surpreender a pessoa amada, confira cinco dicas de como usar a IA na hora escolher presentes:
Forneça informações chave
O primeiro passo para receber boas recomendações é conhecer os gostos daquele que será presenteado. Instruir a ferramenta com informações como hobbies e atividades pelas quais a pessoa se interessa, além de dados como cor preferida e idade, ou qualquer outra especificidade, são essenciais. “Na área de vendas online, por exemplo, clientes se deparam com situações parecidas o tempo todo. Conforme o consumidor navega pelo site, a empresa mostra produtos relacionados de acordo com os interesses prévios de quem compra. Com a IA não é diferente. Quanto mais específicas as informações, mais direcionadas serão as dicas de presentes”, detalha Giovanna.
Veja quais produtos tem a melhor avaliação
Um dos principais problemas das compras online é a falta de atenção para as avaliações dos produtos. Muitas vezes sem ler o que outros consumidores têm a dizer, as pessoas realizam compras que se arrependem no futuro. Para os que não possuem tempo de olhar com cuidado todos os feedback de um produto antes da compra, a IA consegue compilar e comparar avaliações que ajudarão a fazer uma escolha mais confiável, diminuindo os riscos de arrependimentos ou mesmo problemas futuros.
Compare preços
Com a lista de presentes pretendidos em mãos, é hora de usar a tecnologia para economizar. Por meio de comandos simples, a IA consegue, de forma rápida, fazer buscas de um mesmo produto ou mesmo produtos variados em diversos sites e comparar os melhores preços. A ferramenta também pode ser utilizada no momento de tomada de decisão na hora da compra, com a IA auxiliando em informações de estimativa sobre entrega.
Aprenda a fazer presentes manuais
Para aqueles que gostam de fazer presentes manuais, a IA consegue ajudar na execução, o que inclui, além de sugestão de ideias, listas de materiais e passo a passo. Alguns exemplos de presentes manuais que, com o auxílio da IA, conseguem ser feitos de maneira fácil são cartões de Dia dos Namorados, cestas decoradas com doces, quadros de fotografias e até mesmo velas aromáticas personalizadas.
Dicas de lugares para comemorar
Dicas de presentes, comparação de preços e avaliações de produtos são algumas das facilidades que a IA proporciona. Mas para aqueles que querem surpreender no Dia dos Namorados e ir além dos presentes existe mais uma opção na qual a tecnologia pode ajudar. “Basear pedidos de dicas em informações importantes também pode ser usado para conseguir sugestões e indicações de lugares para encontros, como restaurantes, programações culturais na cidade especiais para a data, e diversas atividades de lazer. Com comparações de preços e avaliações, é possível montar um itinerário completo de acordo com os objetivos do casal”, detalha Giovanna.
Sobre a Infobip
A Infobip é uma plataforma global de comunicações em nuvem que permite às empresas criarem experiências conectadas em todas as etapas da jornada do cliente. Acessada por meio de uma única plataforma, a solução da Infobip integra engajamento omnichannel, identidade, autenticação de usuários e central de atendimento, ajudando empresas e parceiros a superarem a complexidade das comunicações com os consumidores, promovendo crescimento e fidelização. Sua tecnologia foi desenvolvida internamente e possui capacidade para alcançar mais de sete bilhões de dispositivos móveis e “coisas” em seis continentes, com mais de 9.700 conexões — sendo mais de 800 diretas com operadoras. Fundada em 2006, a Infobip é liderada por seus cofundadores, o CEO Silvio Kutić, Roberto Kutić e Izabel Jelenić.
Prêmios recentes incluem:
- Infobip classificada como Líder no relatório CPaaS Universe da Omdia pela terceira vez (abril de 2025)
- Reconhecida como Líder Estabelecida no Conversational AI Leaderboard da Juniper Research (fev. de 2025)
- Nomeada Líder em CPaaS pela terceira vez no IDC MarketScape (fev. de 2025)
- Nomeada como uma das principais fornecedoras de CPaaS no CPaaS MetriRank Report da Metrigy (dez. de 2024)
- Primeira colocada entre os Líderes Estabelecidos em Mensagens Comerciais via RCS no RCS Business Messaging Competitor Leaderboard 2024 da Juniper Research (nov. de 2024)
- Reconhecida como principal fornecedora no mercado de prevenção de fraudes AIT pela Juniper Research (out. de 2024)
- Nomeada Líder no Magic Quadrant™ da Gartner® para Communications Platform as a Service (CPaaS) 2024 pelo segundo ano consecutivo (jun. de 2024)
- Incluída na lista anual das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Fast Company (mar. de 2024)