Data é propícia para contribuir com entidades que trabalham por melhorias na sociedade, como a SP Invisível, Natureza Conecta, Instituto Sempre Movimento e Gerando Falcões
O Dia de Doar, parte do movimento global ‘Giving Tuesday’, é uma data destinada a promover a generosidade e incentivar a cultura da doação em escala mundial e este ano, será celebrado em 3 de dezembro. Em 2023, o Brasil subiu da posição 89 para 86, depois de ficar entre as 20 nações mais generosas em 2021, segundo o ranking mundial World Giving Index. Apesar de ter caído muitas posições, esta é a segunda maior pontuação do país desde o lançamento do índice, em 2009.
O brasileiro doa mais por impulso do que por rotina, é o que revelou a pesquisa inédita ‘Retrato da Solidariedade’ realizada pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, onde consta que a maioria dos brasileiros apenas faz doações em momentos catastróficos, como na pandemia de Covid-19 e as enchentes no Rio Grande do Sul, sem manter a prática como um hábito. O dado torna o Dia de Doar ainda mais relevante por servir como forte incentivo à doação.
Instituições e entidades que trabalham por melhorias na sociedade, como SP Invisível, Natureza Conecta, Instituto Sempre Movimento e Gerando Falcões encaram o Dia de Doar como oportunidade para que a população conheça e contribua de forma recorrente ou pontual, como com a campanha Natal Invisível, em que mais de quatro mil pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo poderão ter uma experiência especial de Natal e participar de uma ceia, com refeições completas, decoração temática e música. A ação é orquestrada pela ONG SP Invisível, que promove ações sociais e cuidado individualizado para pessoas que vivem nas ruas da capital paulista. O objetivo, segundo os organizadores, é mais do que oferecer comida, mas um momento caloroso e uma experiência de confraternização. O link para contribuir com esta ação é: https://www.spinvisivel.org/natalinvisivel/ .
A Natureza Conecta, instituição que tem por missão combater a exclusão social por meio da terapia assistida por animais, possui um link recorrente para doações. A organização, criada pela veterinária Daniela Gurgel, em 2021, oferece tratamento psicológico e pedagógico para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, como as que vivem em casas de acolhimento e, mais recentemente, internos da Fundação Casa. A interação com os bichos permite criar vínculos, propor oportunidades de autoconhecimento e descobertas e conciliar dois compromissos: defender os direitos dos animais e contribuir com a diminuição da violência urbana, da desigualdade social e da pobreza em nosso país. Pra doar para a Natureza Conecta acesse: https://naturezaconecta.org.br/doacao/ .
Para o Instituto Sempre Movimento (ISM) o Dia de Doar é importante para mobilizar o brasileiro, generoso por natureza, a engajar em causas que fazem a diferença na vida das pessoas. O ISM é uma ONG que tem como objetivo democratizar e promover atividades físicas gratuitas com oferta de saúde de qualidade para os mais vulneráveis socialmente. Criado em 2020 pela empreendedora social e profissional de educação física carioca Amanda Costa, o Instituto proporciona acesso à educação, arte e lazer, por meio do esporte, com projetos para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entre os principais valores está a promoção da autoestima humana. Projetos como Envelhecer Sustentável, Craques da Rocinha, Beleza que Transforma, Saúde em Movimento, Semeando Saúde, Janelas Abertas contabilizam mais de 18.380 pessoas atendidas no país. Para abraçar a causa do ISM, acesse o link: https://institutosempremovimento.paradoar.org .
As doações recorrentes também podem ajudar a Gerando Falcões a executar seu trabalho e atingir ainda mais pessoas. Este ecossistema de desenvolvimento social atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D e as Unidades Próprias. Para apoiar a Gerando Falcões nesta jornada, acesse o link: https://bit.ly/diadedoar-gerandofalcoes