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    Como a pesquisa de tendências transforma negócios e cria revoluções de consumo

    Meio & NegócioBy Meio & Negócio23 de maio de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
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    Ana Catarina Holtz - Head de pesquisa e cofundadora, Emmanuel Publio Dias - Partner e Lucas Fraga - Head e Founder da BALT
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    Com olhar profundo sobre o comportamento humano, a BALT revela como a pesquisa cultural e os insights de consumo podem antecipar movimentos de mercado e impulsionar estratégias transformadoras para marcas que desejam ir além do óbvio.

     

    São Paulo, maio de 2025- Em um cenário marcado por excesso de dados, previsões automatizadas e mudanças rápidas no comportamento do consumidor, a BALT adota um caminho diferente: entender profundamente o ser humano. A agência especializada em comportamento e cultura aposta em metodologias próprias para transformar informações aparentemente comuns em estratégias de alto impacto para marcas.

    A proposta da BALT é clara: compreender as pessoas para gerar inovação. Com um time multidisciplinar formado por especialistas em Antropologia do Consumo, Sociologia, Psicologia e Pesquisa Qualitativa, a empresa se posiciona como parceira de organizações que buscam relevância em um mercado cada vez mais complexo e fragmentado.

    Dados globais reforçam a importância de uma abordagem mais humanizada. O relatório Top Global Consumer Trends 2024, da Euromonitor, aponta que 44% dos consumidores estão focados em economizar, enquanto 29% demonstram abertura a experiências personalizadas com base em emoções. Já a pesquisa Ipsos Global Trends 2023 indica que 80% dos consumidores acreditam que empresas podem lucrar e, ao mesmo tempo, contribuir com causas sociais, embora 53% desconfiem da transparência dos líderes corporativos.

    Esses números mostram que a conexão com valores autênticos se tornou um diferencial competitivo. A BALT desenvolveu o Método Prisma, uma abordagem própria que busca revelar padrões e motivações profundas por trás de comportamentos de consumo. A partir de estudos sobre casos considerados fora da curva, o método identifica insights com potencial de aplicação em larga escala.

    Cases de sucesso que refletem a potência do olhar humano

    Um dos exemplos mais marcantes é o projeto desenvolvido com a GoGamers, do Sioux Group – grupo responsável pela maior pesquisa sobre games no Brasil, a PGB (Pesquisa Game Brasil). Para mapear os perfis e comportamentos dos jogadores brasileiros, a BALT criou uma abordagem inovadora: conduziu entrevistas dentro do próprio universo dos jogos, em sessões de role playing. O resultado foi a construção de personas comportamentais que revelam como os jogadores se relacionam entre si e com as marcas dentro das plataformas. O estudo, que será lançado em breve, representa um avanço no entendimento da cultura gamer no país.

    A parceria com a BALT nos permitiu acessar o universo gamer de uma forma inédita. Ao invés de simplesmente perguntar, jogamos junto com os participantes e isso gerou insights que jamais surgiriam em uma abordagem tradicional. O resultado foi uma leitura muito mais humana, rica e estratégica sobre os perfis de jogadores e suas relações com as marcas.” Carlos Silva, CEO da Go Gamers

    Outro case de destaque é o do Grupo Bandeirantes, que vive um momento de renovação estratégica e criativa. Com base em uma pesquisa conduzida pela BALT com os chamados Band Lovers, consumidores fiéis da emissora e da TV aberta, foi possível mapear percepções, desejos e pontos de conexão com a marca. Esses insights embasaram desde mudanças na marca e programação, até transformações culturais internas, influenciando, inclusive, os processos de contratação com base no novo posicionamento da marca.

    “A pesquisa conduzida pela BALT foi essencial para entendermos a verdadeira identidade da Band aos olhos do nosso público mais fiel. Esses aprendizados vêm guiando decisões que vão da programação à cultura interna da empresa. Foi um processo de escuta profunda que trouxe clareza sobre quem somos, quem queremos ser e como queremos ser vistos.” Viviane Groisman, Diretora de Marketing da Band

    Outro diferencial está na leitura das narrativas humanas, elemento que a consultoria utiliza para compreender transformações culturais e identificar elementos que permanecem ao longo do tempo. Combinadas à análise dos drivers culturais, forças sociais e simbólicas que influenciam decisões, essas narrativas oferecem uma leitura mais precisa e sensível do contexto atual.

    “Enquanto muitos apostam em dados para prever o futuro, nós buscamos entender o que impulsiona o presente. O consumo é só a ponta do iceberg: o que importa é a motivação humana que está por trás dele”, afirma Lucas Fraga, Founder e Head de Estratégia da BALT.

    Com atuação em diferentes segmentos, a BALT tem colaborado com empresas no desenvolvimento de produtos, serviços e campanhas que dialogam com as reais necessidades do consumidor. A agência defende que decisões estratégicas devem ser baseadas em escuta ativa e inteligência cultural, e não apenas em tendências passageiras.

    Sobre a BALT

    A BALT é uma consultoria especializada em comportamento e cultura que transforma observações humanas em estratégias de negócio. Por meio de metodologias proprietárias e de um olhar interdisciplinar, ajuda marcas a interpretar a complexidade do consumidor contemporâneo e a desenvolver soluções com foco em relevância e impacto. O principal diferencial está na combinação entre ciência, criatividade e empatia, resultando em diagnósticos precisos e recomendações estratégicas centradas no ser humano.

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