Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Imperva Application Security integra detecção e resposta de API, estabelecendo um novo padrão em segurança de API
    • Tronsmart lança o Fiitune X30, um alto-falante doméstico de última geração com áudio espacial em alta fidelidade
    • Zadara anuncia patrocínio oficial à BRB Stock Car
    • DIVIA Marketing Digital participa da Gramado Summit 2025
    • Soldiers Nutrition é finalista do Prêmio Reclame AQUI 2025
    • São João em Portugal se destaca como experiência autêntica
    • Interior Lifestyle South America anuncia participação de marcas de casa e decor
    • EZVIZ leva novidades para o Eletrolar Show 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Notícias»Alunos devem ser incentivados a desenvolver a criatividade com ferramentas virtuais das tecnologias educacionais e estímulos sensoriais da vida analógica
    Notícias

    Alunos devem ser incentivados a desenvolver a criatividade com ferramentas virtuais das tecnologias educacionais e estímulos sensoriais da vida analógica

    Meio & NegócioBy Meio & Negócio9 de agosto de 2024Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    A criatividade é uma habilidade fundamental para as nossas vidas. Desenvolvê-la traz benefícios para as experiências sociais, profissionais e acadêmicas. A escola é um dos espaços nos quais essa habilidade deve ser incentivada e fortalecida, mas a realidade mostra que ainda precisamos melhorar nesse quesito. Mais da metade dos alunos brasileiros de 15 anos apresenta limitação no desenvolvimento de pensamento criativo para solucionar problemas.

    A triste verdade foi registrada nos resultados do Pisa divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em junho deste ano. Naquele levantamento, vimos com preocupação a notícia de que 54,43% dos jovens atingem aquela idade sem uma capacidade potencial de criação bem desenvolvida. Entre os países membros da OCDE, a média de estudantes na mesma situação é de 33%.

    A ausência de estímulo à criatividade tem impactos significativos tanto no aprendizado quanto na vida extracurricular dos alunos. Na escola, a falta de incentivo à criação pode levar o aluno a atitudes passivas e dependentes, o que dificulta a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Estudantes com menor inspiração podem ter dificuldades em pensar de forma independente e em resolver problemas com autonomia, o que impacta negativamente seu engajamento e no desempenho acadêmico.

    Fora dos muros da escola, a criatividade também é fundamental para enfrentar desafios cotidianos. Pessoas com pouco potencial criativo podem encontrar dificuldades para se adaptar a novas situações e para resolver problemas, o que limita as suas oportunidades e, consequentemente, o seu desenvolvimento. Mais do que isso, a falta de criatividade pode afetar habilidades sociais e emocionais, como o relacionamento interpessoal e a comunicação.

    A boa notícia é que algumas ferramentas que podem incentivar o aluno a pensar de maneira criativa vêm da tecnologia, assunto no qual as gerações mais novas demonstram interesse e facilidade de uso. Sendo assim, tecnologias educacionais aplicadas em projetos STEAM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), de cultura maker e de Educação 4.0 proporcionam um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente, reforçando, assim o interesse e a curiosidade.

    Vou tomar como exemplo um projeto de robótica: nele, os alunos são desafiados a criar protótipos, a programar, a realizar experimentos e a encontrar soluções únicas. Esse processo exige imaginação constante e a aplicação de conceitos de física, engenharia e arte. A integração dessas habilidades não só estimula a curiosidade, mas promove a inovação – o que é fundamental para a criatividade.

    Além disso, o trabalho em equipe é uma característica central dessas abordagens, fazendo com que os alunos percebam os benefícios da colaboração. Compartilhar ideias e soluções em grupo enriquece o repertório dos estudantes e estimula habilidades de criação. É importante notar que, nessas metodologias pedagógicas, o processo construtivo é mais valorizado do que o resultado. O verdadeiro aprendizado e desenvolvimento criativo se dá menos no destino e mais no trajeto, usando uma metáfora para as intervenções e as reformulações que os alunos devem fazer para chegar ao projeto finalizado.

    As instituições de ensino têm um papel essencial na promoção do desenvolvimento da criatividade dos alunos. Fomentar o trabalho em grupo, oferecer oportunidades para a exploração de seus interesses e integrar tecnologias que permitam a expressão criativa são estratégias eficazes.

    Adotar metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, é fundamental para que os estudantes possam experimentar e inovar. Atividades práticas que exploram conceitos teóricos na solução de problemas reais proporcionam uma aprendizagem significativa. Essas iniciativas não apenas engajam e motivam os alunos, mas também os incentivam a pensar de forma diferente e a ver novas possibilidades de aplicação dos temas estudados.

    Promover a formação continuada de professores para a integração de novas abordagens pedagógicas e tecnologias digitais também tem poder transformador na experiência educacional e potencializa o desenvolvimento de pensamentos ‘fora da caixinha’ dos alunos.

    Mas as escolas não devem ser as únicas responsáveis por acompanhar o desenvolvimento nas crianças e nos jovens. Familiares e tutores também desempenham um papel vital no estímulo à criatividade. Atividades diárias oferecem muitas oportunidades simples e atraentes para o desenvolvimento do raciocínio imaginativo. Encorajar leituras diversificadas, participar de atividades culturais, promover jogos que envolvam resolução de problemas e incentivar a cultura do “faça você mesmo” são outros estímulos que geram bons resultados.

    Tecnologias educacionais como Lego Education e Inventura – programa de Educação 4.0 com foco em prototipagem e programação – também têm um impacto profundo no estímulo à criatividade dos estudantes, tanto na escola quanto em sua vida social. Elas oferecem um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades criativas, fundamentais para a adaptação e inovação no mundo contemporâneo. Instituições de ensino e responsáveis por alunos devem continuar a incentivar e a explorar essas ferramentas para preparar os jovens para novos desafios.

    O processo, porém, deve mesclar o virtual ao real. O acesso à tecnologia pode ser aproveitado para explorar interesses de maneira criativa e original, mas a combinação da praticidade digital com o estímulo de sentidos da vida real, analógica, abre um vasto universo de possibilidades para a educação, permitindo que os jovens desenvolvam sua criatividade em múltiplas frentes – e a apliquem mundo afora.

    Regina Silva é diretora Pedagógica do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia dedicados à educação

     

    Sobre o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação – reúne soluções de apoio à aprendizagem, com soluções como o Hub Educacional, voltado para apoiar novos desafios de gestão, integração e pedagógicos. Área de negócios da Positivo Tecnologia e dedicada à educação, conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    O que 1,4 milhão de novos empreendedores no Brasil podem aprender com quem já vive o jogo

    23 de junho de 2025

    Alfa lança estratégia digital para o Mundial de Clubes com casa de conteúdo em Miami e parceria com a NWB e Desimpedidos

    23 de junho de 2025

    Positivo destaca a aceleração da transformação digital de PMEs a partir de IA e de computadores de alto desempenho

    23 de junho de 2025

    Corretor na Real: evento inédito une setor de seguros, turismo e economia local em Diamantina

    23 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.