Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Imperva Application Security integra detecção e resposta de API, estabelecendo um novo padrão em segurança de API
    • Tronsmart lança o Fiitune X30, um alto-falante doméstico de última geração com áudio espacial em alta fidelidade
    • Zadara anuncia patrocínio oficial à BRB Stock Car
    • DIVIA Marketing Digital participa da Gramado Summit 2025
    • Soldiers Nutrition é finalista do Prêmio Reclame AQUI 2025
    • São João em Portugal se destaca como experiência autêntica
    • Interior Lifestyle South America anuncia participação de marcas de casa e decor
    • EZVIZ leva novidades para o Eletrolar Show 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Notícias Corporativas»Mulheres performam melhor na liderança, indica pesquisa
    Notícias Corporativas

    Mulheres performam melhor na liderança, indica pesquisa

    DinoBy Dino14 de outubro de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    As mulheres acumulam mais anos de estudo do que os homens, mas, proporcionalmente, estão menos presentes nos cargos de liderança no Brasil. A constatação é do Observatório Nacional da Indústria, em estudo baseado em microdados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com uma média de escolaridade quase dois anos superior à dos homens, apenas 39,1% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres no Brasil em 2023, número que se mantém desde o ano anterior. 

    Quando conseguem chegar aos altos cargos, porém, as chefes se mostram mais confiáveis e próximas de seus funcionários: de acordo com uma pesquisa da FIA Business School, enquanto 72% dos funcionários afirmaram confiar totalmente nos CEOs masculinos, 79% disseram o mesmo sobre as líderes mulheres. Quando comandando, a pesquisa também revelou que que elas se mostram mais acessíveis e mais conhecidas pela equipe do que eles: para 79% dos subordinados, seus líderes homens são próximos, número que sobe para 84% quando a liderança é feminina.

    Andréa Oliveira, diretora executiva da Marquise Incorporações, afirma que discussões sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho são estratégicas para fortalecer a presença e a liderança feminina. O desafio é especialmente complexo em setores tradicionalmente masculinos, como o mercado imobiliário e a construção civil, no qual está inserida.

    Mulheres em Foco

    Em setembro, a companhia realizou o evento Mulheres em Foco, uma série de debates sobre temas como habilidades para liderança feminina, maternidade na carreira e criação de cidades mais inclusivas e seguras para mulheres. Abertas ao público, as conversas reuniram uma audiência de mais de 600 pessoas online e presencialmente. “Nós, mulheres, temos de nos lembrar sempre da importância de agir com autoconfiança e de nos posicionar de maneira assertiva, sem duvidar da nossa capacidade profissional”, afirma Andrea.

    Segundo o estudo Dimensão pessoal e trabalho em 2023: Uma visão da força de trabalho global, do ADP Research Institute, mais homens (51%) do que mulheres (45%) na América Latina acreditam que a disparidade salarial entre gêneros diminuiu na empresa na qual trabalham nos últimos três anos.

    A diminuição das diferenças na folha de pagamento, porém, nem sempre representam valorização plena: 44% das mulheres entrevistadas acreditam receber menos do que deveriam pelo seu trabalho, comparadas a 41% dos homens. Além disso, enquanto os funcionários alegaram à ADP que esperam receber reajustes médios de 8,5% no próximo ano, as trabalhadoras preveem aumentos de cerca de 8%.

    Para reverter esse cenário, diversas empresas têm implementado iniciativas importantes. A Marquise Incorporações, por exemplo, conta com o Programa de Sucessão, voltado a identificar e formar possíveis sucessores e desenvolvendo competências e lideranças, e onde as mulheres são 80% dos participantes. Outra iniciativa é o Programa de Líderes, uma rede de apoio e troca de experiências para quem ocupa posições de destaque, em que as mulheres representam 50%. Há ainda o Centro de Excelência, universidade corporativa para capacitar mulheres a assumir e exercer com confiança os cargos de liderança, com mentorias e treinamentos.

    “Chega a bater certo desânimo por, em pleno 2024, ainda estarmos repetindo o que parecem ser obviedades sobre o que é ser mulher. Mas, enquanto for preciso, e infelizmente ainda é preciso, nos cabe reafirmar que uma mulher pode ser o que ela quiser, do jeito que ela desejar e conseguir ser”, complementa a CEO da Marquise.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    Imperva Application Security integra detecção e resposta de API, estabelecendo um novo padrão em segurança de API

    24 de junho de 2025

    Tronsmart lança o Fiitune X30, um alto-falante doméstico de última geração com áudio espacial em alta fidelidade

    24 de junho de 2025

    Zadara anuncia patrocínio oficial à BRB Stock Car

    23 de junho de 2025

    DIVIA Marketing Digital participa da Gramado Summit 2025

    23 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.