Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Venture Global e Mitsui anunciam contrato de compra e venda de GNL com duração de 20 anos
    • Red Sea Global anuncia inauguração do AMAALA: o novo destino mundial para um estilo de vida costeiro
    • Declaração de Riad sobre o Futuro do Turismo define roteiro de 50 anos com o encerramento da 26ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo da ONU na Arábia Saudita
    • IBPT participa de Workshop sobre Reforma Tributária e lança obra de inteligência de negócios e competitividade tributária no Brasil
    • Quanta falta eu sinto de você, nova canção de Hilton Raw une lirismo à excelência musical
    • 68% dos incidentes de cibersegurança começam com erro humano
    • Troféu Raça Negra 2025 celebra 25 anos
    • NIQ fará apresentação na Conferência de Investidores em Serviços Definitivos da J.P. Morgan em 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Notícias Corporativas»Contabilidade apoia análise de lucratividade nas empresas
    Notícias Corporativas

    Contabilidade apoia análise de lucratividade nas empresas

    DinoBy Dino14 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    A contabilidade, cada vez mais utilizada como ferramenta de gestão, vai muito além do cumprimento das obrigações fiscais. Aplicada de forma estratégica, permite identificar quais produtos ou serviços realmente contribuem para o resultado da empresa, apoiando decisões sobre precificação e investimentos. A análise de lucratividade por item do portfólio é um exemplo desse valor agregado.

    Esse processo envolve a apuração precisa de custos diretos e indiretos, bem como o cálculo de despesas associadas a cada linha de receita. O objetivo é determinar a margem líquida de cada produto ou serviço, considerando todos os fatores que impactam a rentabilidade. Sem esses dados, decisões sobre preços, promoções e investimentos podem se basear em percepções e não em evidências.

    De acordo com estudo publicado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a contabilidade gerencial no Brasil tem se consolidado como ferramenta estratégica de apoio à tomada de decisões, ao fornecer informações financeiras que orientam gestores na análise de desempenho e eficiência das empresas. Ao integrar controles financeiros e contábeis, é possível criar relatórios segmentados que mostram de forma objetiva a performance de cada item. Essa visão permite identificar quais produtos geram maior retorno, quais exigem ajustes de precificação e quais podem estar consumindo recursos de forma desproporcional ao resultado que entregam.

    “A análise contábil segmentada orienta decisões sobre precificação e priorização de produtos ou serviços”, afirma Adriana Matos, COO da Person Consultoria. Segundo ela, com essas informações, a gestão pode realocar investimentos, ajustar estratégias comerciais e melhorar a composição do portfólio.

    A executiva explica que essa abordagem também auxilia na identificação de oportunidades de melhoria operacional. “Ao cruzar dados de lucratividade com indicadores de produção ou entrega, é possível detectar gargalos, ineficiências e oportunidades de redução de custos sem comprometer a qualidade.”

    Adriana Matos destaca ainda que a análise de lucratividade tem impacto direto em decisões de expansão. “Antes de investir em novas linhas ou mercados, a empresa pode projetar cenários com base no desempenho de produtos ou serviços existentes, reduzindo riscos e aumentando a previsibilidade dos resultados.”

    Para Adriana, “ao posicionar a contabilidade como ferramenta de gestão e não apenas de compliance fiscal, a organização amplia sua capacidade de competir. Dados precisos sobre a rentabilidade do portfólio fortalecem a tomada de decisão, maximizam o uso de recursos e contribuem para um crescimento financeiro consistente e sustentável”.

    Sobre a Person Consultoria

    Criada em 1999, a Person Consultoria é uma contabilidade digital e consultiva, que oferece soluções personalizadas aos seus clientes. A empresa utiliza amplamente a tecnologia para automatizar e aprimorar seus processos contábeis. Além disso, possui certificações como: PQEC, PQEC Gestão Intensivo, ISO 9001 e CSI, que validam sua adesão a padrões de gestão de qualidade e segurança da informação.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    Venture Global e Mitsui anunciam contrato de compra e venda de GNL com duração de 20 anos

    12 de novembro de 2025

    Red Sea Global anuncia inauguração do AMAALA: o novo destino mundial para um estilo de vida costeiro

    12 de novembro de 2025

    Declaração de Riad sobre o Futuro do Turismo define roteiro de 50 anos com o encerramento da 26ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo da ONU na Arábia Saudita

    11 de novembro de 2025

    Troféu Raça Negra 2025 celebra 25 anos

    11 de novembro de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.