Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Fragmentação de dados é inimiga silenciosa da IA: como superá-la com uma plataforma unificada
    • Evento em Diamantina discute o impacto social e econômico dos seguros no Brasil
    • Para auxiliar na expansão dos negócios de energia solar, SolaX Power oferece capacitações gratuitas no Rio de Janeiro e São Paulo
    • MultiBank Group confirma que o TGE do token $MBG está marcado para 22 de julho de 2025
    • Setor imobiliário cresce 88%, mas 2025 terá desafios
    • Investimentos em tecnologia impulsionam o setor portuário
    • Coolab lança sua 1ª campanha institucional com artistas
    • Mercado de logística de US$ 11,2 tri atrai desenvolvedoras
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Notícias Corporativas»Brasil recebeu 4,4 milhões de estrangeiros até abril
    Notícias Corporativas

    Brasil recebeu 4,4 milhões de estrangeiros até abril

    DinoBy Dino16 de junho de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    O Brasil recebeu 4,4 milhões turistas internacionais nos quatro primeiros meses de 2025. O número é 51% maior que o registrado entre janeiro e abril de 2024. Segundo dados do Ministério do Turismo — em parceria com a Embratur e a Polícia Federal —, o volume de visitantes representa um recorde para o primeiro quadrimestre desde o início da série, em 1970, e sugere crescente interesse pelas belezas naturais e culturais do país.

    O Brasil tem como meta estimada para 2025, no Plano Nacional de Turismo (PNT), atrair 6,9 milhões de turistas internacionais. Com o resultado acumulado até abril, já atingiu 64% do total. Em 2027, ano final do PNT, o objetivo é alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais.

    O resultado é uma combinação do momento vivido pelo setor de turismo como um todo com o cenário cambial e o esforço de atores públicos e privados na atração de turistas. “Alcançar mais da metade da nossa meta anual já nos primeiros quatro meses do ano é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Constatar esse avanço reforça nosso compromisso em fazer do Brasil um líder do turismo na América Latina, firmando o desenvolvimento do setor, a geração de empregos e a promoção do país como um destino de referência mundial”.

    O PNT também contempla 20 programas e planos setoriais para atingir essas metas. As estratégias de implementação estão sendo desenvolvidas de forma colaborativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Entre as iniciativas está o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, que reforça os compromissos com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Destino desejado

    Dentro do resultado recorde no quadrimestre, o mês de abril foi um dos destaques. Entraram no país no período 686.239 turistas internacionais, o que significa uma alta de 72% em relação ao mesmo mês de 2024. O percentual representa 287.652 chegadas a mais.

    Para o ministro, esse crescimento é um reflexo direto do esforço que o governo federal tem feito para posicionar o Brasil como um destino competitivo e desejado no cenário global. “Esses números mostram que o mundo quer conhecer o Brasil, e estamos prontos para receber cada vez mais visitantes”, disse.

    Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números do quadrimestre são consequência de esforços que a agência vêm fazendo para promover o Brasil internacionalmente: “A imagem positiva que o Brasil constrói no mundo é responsável direta por esse resultado. Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade, que tem compromisso com o futuro do planeta”.

    José Henrique Azeredo, diretor de Expansão da RTSC — holding de investimentos nos setores imobiliário e turístico —, reconhece o esforço da Embratur e do governo federal pelo zelo da imagem do país no exterior e pontua que esse processo tem de ser contínuo: “Ainda há muito potencial a explorar no mercado de turismo no Brasil. Nossos grandes desafios continuam sendo mais investimento em infraestrutura voltada ao turismo e políticas de segurança”.

    Principais emissores

    O país que mais enviou visitantes ao Brasil, no acumulado de janeiro a abril deste ano, foi a Argentina. No período, 2,1 milhões de turistas do país vizinho cruzaram a fronteira. Em seguida, aparece o Chile, com 333.592 de visitantes, e os Estados Unidos, com 305.932.

    Países europeus como Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, juntos, somam 481.986 turistas. Já entre os estados brasileiros, o que mais recebeu turistas estrangeiros foi o Rio Grande do Sul. De janeiro e abril, foram 1.144.558 visitantes, número que representa alta de 93,4% em relação ao mesmo período de 2024.

    Em seguida, aparecem São Paulo, com 1.020.851 turistas (+24,7%), e o Rio de Janeiro, que recebeu 901.991 visitantes, registrando alta de 51,9%. Também se destacam o Paraná, com 531.192 turistas (+28,8%), Santa Catarina, com 492.960 (+67,5%), e a Bahia, que atraiu 83.914 visitantes internacionais, um aumento de 61,4%.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    MultiBank Group confirma que o TGE do token $MBG está marcado para 22 de julho de 2025

    12 de julho de 2025

    Setor imobiliário cresce 88%, mas 2025 terá desafios

    11 de julho de 2025

    Investimentos em tecnologia impulsionam o setor portuário

    11 de julho de 2025

    Coolab lança sua 1ª campanha institucional com artistas

    11 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.