Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Venture Global e Mitsui anunciam contrato de compra e venda de GNL com duração de 20 anos
    • Red Sea Global anuncia inauguração do AMAALA: o novo destino mundial para um estilo de vida costeiro
    • Declaração de Riad sobre o Futuro do Turismo define roteiro de 50 anos com o encerramento da 26ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo da ONU na Arábia Saudita
    • IBPT participa de Workshop sobre Reforma Tributária e lança obra de inteligência de negócios e competitividade tributária no Brasil
    • Quanta falta eu sinto de você, nova canção de Hilton Raw une lirismo à excelência musical
    • 68% dos incidentes de cibersegurança começam com erro humano
    • Troféu Raça Negra 2025 celebra 25 anos
    • NIQ fará apresentação na Conferência de Investidores em Serviços Definitivos da J.P. Morgan em 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Notícias Corporativas»AESabesp e Aesbe apresentam documento hídrico rumo à COP30
    Notícias Corporativas

    AESabesp e Aesbe apresentam documento hídrico rumo à COP30

    DinoBy Dino9 de outubro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp uniu-se à Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para organizar a terceira edição do relatório “Saneamento e mudança climática: Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos”.

    Com mais de mil contribuições de 18 prestadores associados à Aesbe, além dos especialistas da AESabesp e de diversas colaborações de entidades das cinco regiões do país, coletadas em dois seminários (em São Paulo e Manaus), o documento propôs orientações para gestores de saneamento, abordando eventos adversos, ações preventivas e emergenciais.

    A publicação foi lançada no dia 2 de outubro, em Belém/PA, durante a abertura da Casa do Saneamento, pela Funasa – Fundação Nacional de Saúde, evento que ocorreu de 30 de setembro a 2 de outubro. Posteriormente, foi apresentada pelas entidades durante o 36º Encontro Técnico e Fenasan 2025, em São Paulo, de 21 a 23 de outubro (www.fenasan.com.br) e, finalmente, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, na capital paraense. Neste dia 2, em Belém, a AESabesp foi representada por Maria Aparecida Silva de Paula, coordenadora de Relações Institucionais, e por Kleber dos Santos, diretor de Comunicação e Marketing.

    O relatório é resultado de um trabalho de quase dois anos da Aesbe, que, em sua terceira edição, contou com a parceria da AESabesp e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com apoio da Fonplata. O documento oferece diretrizes para que as empresas de água e esgoto possam enfrentar os desafios impostos pela mudança climática, abrangendo diversas macrorregiões do Brasil, com soluções para segurança hídrica e resiliência dos serviços.

    A COP30 será palco global para o debate e a busca por soluções para os desafios climáticos. Neste contexto, o relatório destacou-se como uma contribuição com diretrizes práticas para que os prestadores de serviços de água e esgoto se adaptem e mitiguem os impactos da mudança climática.

    Os efeitos das mudanças climáticas, manifestados por meio de eventos adversos como chuvas extremas, secas e ondas de calor, demandam ações coordenadas. O documento destacou a importância de medidas preventivas e emergenciais, como proteção de mananciais, gestão eficiente de recursos hídricos e implementação de tecnologias avançadas, considerando as necessidades das populações mais vulneráveis e promovendo a troca de experiências entre os entes do setor.

    O relatório não se limitou a apresentar um diagnóstico, mas também propôs diretrizes práticas e aplicáveis, adaptáveis às realidades regionais e locais. As orientações abrangeram áreas como planejamento e contingência, gestão de recursos hídricos, tecnologia e infraestrutura, ações sociais e comunitárias, parcerias, melhorias em estações de tratamento, adaptação e resiliência a eventos extremos, infraestrutura de apoio e emergência, monitoramento e outros investimentos.

    O documento busca contribuir para o início de um processo amplo de aperfeiçoamento das diretrizes, de modo que os prestadores de serviços de água e esgoto estejam preparados para ajustar suas operações à nova realidade. As orientações são relevantes para a implementação de políticas alinhadas à agenda climática global.

    Casa do Saneamento: seminário e lançamento do relatório

    A inauguração da Casa do Saneamento, iniciativa da Funasa, buscou consolidar-se como espaço de convergência, diálogo e cooperação multissetorial em saneamento, saúde e meio ambiente. O evento inaugural foi realizado em Belém, no marco preparatório da COP30, simbolizando o compromisso do Brasil com a universalização do saneamento básico e a redução das desigualdades.

    No Brasil e na Região das Américas, os determinantes ambientais da saúde, especialmente o saneamento básico, são fatores centrais para reduzir iniquidades em saúde, proteger populações vulneráveis e fortalecer a justiça climática. A ausência de acesso seguro ao saneamento está associada a milhares de mortes evitáveis por doenças de veiculação hídrica e outras relacionadas às condições ambientais inadequadas, além de agravar impactos socioambientais e econômicos.

    Na programação do lançamento da Casa do Saneamento, no dia 2 de outubro, foi lançado o relatório “Saneamento e mudança climática: Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos”: “Boas práticas, inovações, soluções e Carta de Belém sobre saneamento básico, saúde e justiça climática para a COP30”.

    Para mais informações, basta acessar: https://www.aesabesp.org.br/2025/09/29/aesabesp-e-aesbe-lancam-em-belem-pa-documento-orientador-para-um-futuro-hidrico-sustentavel-rumo-a-cop30/

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    Venture Global e Mitsui anunciam contrato de compra e venda de GNL com duração de 20 anos

    12 de novembro de 2025

    Red Sea Global anuncia inauguração do AMAALA: o novo destino mundial para um estilo de vida costeiro

    12 de novembro de 2025

    Declaração de Riad sobre o Futuro do Turismo define roteiro de 50 anos com o encerramento da 26ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo da ONU na Arábia Saudita

    11 de novembro de 2025

    Troféu Raça Negra 2025 celebra 25 anos

    11 de novembro de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.