A cerimônia de premiação desta edição, que reconhece games que promovem o turismo e a cultura brasileira, distribuiu até R$ 190 mil aos vencedores e abriu inscrições para o próximo ciclo
01/12/2025 – A Embratur, em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), premiou, nesta segunda-feira (1), quatro jogos digitais que contribuem com o fortalecimento do turismo internacional nos destinos brasileiros. A solenidade aconteceu durante a cerimônia da segunda edição do Prêmio Brasil “Tá Pra Game!”. A ação potencializa a promoção internacional do país a partir da cultura, da criatividade, e da inovação presentes nos jogos digitais. O evento acontece na Arena Gamer, no Rio de Janeiro (RJ).
Iniciativa do EmbraturLab, laboratório de inovação da Agência, o projeto reconhece e premia jogos digitais que incorporem elementos da cultura brasileira contemporânea e regional em suas narrativas, artes, música e jogabilidade, com foco na promoção de destinos turísticos e no engajamento com experiências no país. A premiação amplia o alcance global do Brasil, difunde os talentos da indústria de games e torna o turismo nacional competitivo, oferecendo novas experiências aos visitantes estrangeiros.
Ao todo foram 43 jogos inscritos de 16 estados e, destes, 10 foram selecionados como finalistas. Foram premiados quatro títulos completos, publicados comercialmente a partir de janeiro de 2020. O primeiro lugar recebeu R$ 70 mil, o segundo, R$ 50 mil, e o terceiro, R$ 40 mil. Foi também premiado um novo talento da indústria de games com o valor de R$ 30 mil.
Os vencedores
O primeiro lugar foi para “Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia” (Double Dash Studios), uma aventura que traduz o humor e as referências culturais da animação. Em segundo, ficou “Gaucho and The Grassland” (Epopeia Games), um jogo de aventura que imerge o jogador nas paisagens e tradições do Sul do Brasil.
Já em terceiro, o “Deathbound” (Trialforge Studio) impressionou com sua ação 3D, narrativa profunda e a inovadora inclusão de um capoeirista como um dos heróis, trazendo brasilidade ao gameplay. E levou o prêmio de novo talento o jogo “A lenda de Niterói” (Seven Moons), em que o jogador vive um líder indígena explorando cenários naturais inspirados em Niterói e na Baía de Guanabara.
A segunda edição também abriu votação popular para melhor jogo. Foram 4.120 votantes, o que trouxe engajamento para o “Brasil Tá Pra Game!”. Na cerimônia, o jogo A Investigação Póstuma (Stúdio Mother Gaya), de Bauru (SP) obteve maior votação e recebeu Menção Honrosa da banca de jurados. O evento contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, e do presidente da Abragames, Rodrigo Terra.
Em sua fala no evento, Freixo, descreveu o mundo dos games como uma forma de comunicação efi ciente que pode fortalecer a promoção internacional do Brasil. “Esse mundo dos games é muito forte e é um mundo geracional que precisa ser próximo da gente que quer promover o Brasil. O turismo é muito importante. O turismo gera emprego. O turismo não é sobre quem viaja, o turismo é sobre quem recebe. E o Brasil tá batendo o recorde de turistas. Recebemos nesse ano mais de 8 milhões de turistas. Vamos chegar a 9 milhões. Então o país nunca foi tão desejado pelo mundo como lugar para ser visitado”, disse.
“O que a gente quer é que esse mundo dos games também promova o Brasil. Também promova a cultura brasileira, a música brasileira, a natureza, os biomas brasileiros, essa festa toda que o Brasil tem, essa diversidade que o Brasil tem, tem que aparecer no mundo dos games”, completou Marcelo Freixo.
Já o presidente da Abragames falou sobre o potencial gerador de empregos da união de games e turismo. “A segunda edição do Prêmio Brasil tá pra game foi um sucesso. Agradeço ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e à Prefeitura do Rio de Janeiro pela parceria. Ver a àrea gamer lotada de jovens vibrando pelo game nacional foi emocionante, pois mostra que além do potencial dos games para o turismo, o setor é um caminho para a profi ssionalização da nova geração por meio algo que é tão presente em suas vidas”, destacou Rodrigo Terra.
O jogo continua
Na cerimônia desta segunda, além da premiação dos vencedores, a Agência fez o lançamento da terceira edição do Brasil Tá Pra Game. Com o evento, a Embratur inova na promoção do Brasil como destino, conectando o setor de games com o trade turístico com a parceria da Abragames.
“Na próxima edição, os vencedores vão estar na Games Com da Alemanha, em Colônia. O turismo bateu todos os recordes da história e a gente só acredita que esse crescimento vai continuar a partir de investimento em cultura, preservação do meio ambiente e cultura. E games faz parte da nossa cultura. Tem uma questão geracional que é normal e a gente tá apostando nisso”, afirmou Roberto Gevaerd.
Os 10 jogos fi nalistas da 3ª edição serão anunciados na GamesCom Latam – São Paulo, que acontecerá de 30 de abril a 3 de maio de 2026. O evento de premiação e divulgação dos resultados será na GamesCom Colônia, na Alemanha, de 26 a 30 de agosto do ano que vem, com ativação para público final dos jogos premiados em todas edições. Além disso, ao longo de 2026, a Embratur fará ativações para públicos em diversos eventos de tecnologia e de economia criativa.
As soluções avaliadas consideram a alta qualidade técnica, o design de jogabilidade e a mecânica do jogo, buscando experiências imersivas e agradáveis. Serão observadas abordagens originais na incorporação de personagens, histórias, lugares e ícones da cultura brasileira. O foco é identificar soluções originais e inovadoras com potencial de serem replicadas por destinos e instituições do setor turístico.
