Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Token SHx da Stronghold é listado na bolsa Kraken
    • A hiperescala encontra a estabilidade da rede: ON.energy lança UPS de média tensão desenvolvido para data centers de IA
    • Aumento da população 60+ reforça papel dos projetos sociais
    • Fórum debate IA nas gestões pública e privada
    • Marca de estilo de vida Cookies estreia no Brasil com produtos premium de bem-estar
    • Remédios para emagrecer trazem benefícios além da balança
    • Pearson será a fornecedora exclusiva de exames Salesforce
    • Dinamização de Ribeirão Preto cria oportunidades de negócios
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Negócios»Nova campanha da 36ª Bienal de São Paulo convida o público a trazer suas cabeças para um encontro com a arte
    Negócios

    Nova campanha da 36ª Bienal de São Paulo convida o público a trazer suas cabeças para um encontro com a arte

    Meio & NegócioBy Meio & Negócio22 de outubro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    Idealizado pela Africa Creative e com produção da Iconoclast, conceito instiga o público a participar da nova edição da Bienal de São Paulo

    São Paulo, outubro de 2025 – A 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, maior exposição de arte da América Latina realizada a cada dois anos no Parque Ibirapuera, acaba de lançar sua nova campanha “Onde está a sua cabeça que ainda não está na Bienal?”, criada pela agência Africa Creative. Com produção da Iconoclast, direção de Pedro Tejada, VFX da Mosh e locução em improviso livre do cantor e compositor Tom Zé, a ação poética espalha cabeças flutuantes pela cidade de São Paulo como forma de provocar o olhar do público e convidá-lo a visitar a 36ª Bienal de São Paulo, que reúne obras de 125 artistas de diversas partes do mundo e segue com entrada gratuita até o dia 11 de janeiro de 2026.
    A campanha transforma o conceito criativo em uma metáfora visual sobre as mentes das pessoas, que, segundo uma pesquisa de Harvard, passam 46,9% do tempo imersas em pensamentos que não têm relação com o que estão fazendo. Nesse contexto, cabeças gigantes surgem, em diferentes formatos, flutuando por São Paulo – tanto no filme, quanto nas peças de OOH – simbolizando esses pensamentos dispersos que nos afastam do presente.
    “Para a Fundação Bienal de São Paulo, é uma grande satisfação contar com a criatividade da Africa Creative na campanha da 36ª Bienal de São Paulo. A agência conseguiu traduzir, de forma lúdica e imaginativa, o espírito da Bienal como um histórico espaço de encontro, reflexão e experiência coletiva, reforçando nosso convite para que todos vivam essa edição de maneira intensa e presente”, afirma Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo.
    O filme dá vida à campanha ao mostrar cabeças gigantes voando no céu, atravessando diferentes cenários da cidade, presas no trânsito, enroscadas em árvores, batendo em elevadores ou flutuando por restaurantes e estações de metrô – simbolizando pensamentos que se perdem no dia a dia. No desfecho do filme, todas as cabeças seguem para o Pavilhão da Bienal e, ao entrarem na exposição, se transformam em pessoas reais, reforçando o convite ao público e lembrando que quem deixar de participar desta edição passará dois anos pensando no que perdeu. Assista aqui.
    “Cabeças são símbolos de imaginação, de ideias e de sonhos. E, muitas vezes, elas estão em todo lugar, menos onde deveriam estar. Com esta campanha, queremos transformar esse comportamento em poesia visual, provocando as pessoas a perceberem para onde sua atenção anda viajando e mostrando que a Bienal é o lugar perfeito para ela pousar”, finaliza Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.

    Ficha Técnica
    Título: Cabeças
    Cliente: 36ª Bienal de São Paulo
    Agência: Africa Creative

    CCO: Sergio Gordilho
    CO-CCO: Nicholas Bergantin
    ECD: Rafa Freire
    Diretores de Criação: Guilherme Manzi e Mario Morais
    Diretores de Criação Associados: Bruno Bizuti e Lucas Andrade
    Diretores de Arte: Marcelo Ribeiro, Rodrigo Adam, Lucas Andrade e Guilherme Manzi
    Redatores: Bruno Bizuti, Mario Morais, Nicholas Bergantin e Rafa Freire

    CEO: Márcio Santoro
    CO-COO: Heloisa Pupim
    Atendimento: Beatriz Bertonha, Rafael Cardoso e Natália Chamadouro
    Mídia: Haroldo Paro e Ademir Carmargo
    CSO: Ana Kuroki
    Planejamento: Victoria Franco

    Projetos: Mariana Figueiredo
    RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathalia Trindade e Bruno Santa

    Produtora: Iconoclast
    Direção: Tejada
    Assistente Criativo: João Sinhori
    CEO: Francesco Civita
    Direção Executiva: Pity Lieutaud
    Produção Executiva: Henrique Danieletto, Ana Monte e André Bauer
    Assistente de Produção Executiva: Luja Casaro
    Coordenação de Produção: Marina Blum
    Assistente de Coordenação: Carolina Loureiro
    1º Assistente de Direção: Amanda Barros
    DoP: Diego Robaldo
    Assistente de DoP: Violeta Leonel
    Assistente de Câmera: Eduardo Pimenta e Alfredo Desio
    Drone: Renato Passarelli
    Assistente de Drone: Daniel Hafez e Luiz Roberto Albertin
    Logger: Marcelo Krowczuk e João Lira
    Direção de Arte: Daniel Miragem
    Direção de Produção: Fabio Arisaka
    Produtor: William Cardoso
    Assistente de Produção: Julia Fonseca e Sabrina Senne
    Ajudante de Produção: Marcio Leal, Robinson Santiago, Edson de Andrade, Matheus Pontes e Marcelo Leal
    Produtor de Locação: Gabriela Salgado
    Eletricista: Denis Magalhães
    Assistente de Elétrica: Milton dos Santos
    Maquinista: Carlos Fidelis
    Assistente de Maquinária: Thamires Cabral, Rodrigo Campos e Fabio da Silva
    Coordenação de Pós: Priscilla Paduano e Tutu Mesquita
    Assistente de Coordenação de Pós: Letícia Harumi
    Montagem: Danilo Abraham
    Finalizador: Phillipe Cunha
    Motion: Vitor Brandolt e Pedro Henrique Vaz
    Correção de Cor: Erick Moraes
    Central: Phill Cunha

    Pós-produção: Mosh Post Production
    Diretor de VFX: Bruno Vianna
    Artista 3D: Leo Dobbins
    Atendimento: Maribê e Fernanda Kalume

    Controladoria: Lucas Bucater, Adriana Lima, Fabio Oliveira, Ivonete Xavier, Lucas Pereira e Giovanna Duarte

    Produtora de som: Mission Music
    Direção Musical: Gab Soster
    Produtor Musical: Gab Soster e Nave Beats
    Voz:: Tom Zé
    Técnico de som: Carlos Blau
    Atendimento: Sabrina Geraissate e Iara Pertusi

    Aprovação/cliente: Andrea Pinheiro, Luiz Lara, Antonio Lessa e Caroline Carrion

     

    SOBRE AFRICA CREATIVE:
    Com mais de 20 anos de história, a Africa Creative é uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, responsável pela comunicação de grandes marcas nacionais e internacionais. Reconhecida por transformar ideias em resultados memoráveis, acumula diversos prêmios em festivais renomados, sendo a única agência brasileira no Top 10 mundial de Cannes por três anos consecutivos e no Top 20 do Warc Creative 100 de 2024. Tendo a criatividade como DNA e sendo disruptiva por natureza, lidera há duas décadas todas as 10 edições do ranking bianual do Agency Scopen, que avalia agências no mundo inteiro.

    SOBRE A FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO:
    Fundada em 1962, a Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição privada sem fins lucrativos e vinculações político-partidárias ou religiosas, cujas ações visam democratizar o acesso à cultura e estimular o interesse pela criação artística. A Fundação realiza a cada dois anos a Bienal de São Paulo, a maior exposição do hemisfério Sul, criada em 1951, e suas mostras itinerantes por diversas cidades do Brasil e do exterior. A instituição é também guardiã de dois patrimônios artísticos e culturais da América Latina: um arquivo histórico de arte moderna e contemporânea referência na América Latina (Arquivo Histórico Wanda Svevo), e o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, sede da Fundação, projetado por Oscar Niemeyer e tombado pelo Patrimônio Histórico. Também é responsabilidade da Fundação Bienal de São Paulo a tarefa de idealizar e produzir as representações brasileiras nas Bienais de Veneza de arte e arquitetura, prerrogativa que lhe foi conferida há décadas pelo Governo Federal em reconhecimento à excelência de suas contribuições à cultura do Brasil.

    Informações para a imprensa:
    Loures Consultoria | africacreative@loures.com.br

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    São Paulo recebe o Festival Grand Tasting, que celebra o vinho com mais de 100 rótulos, no Hotel Intercity Paulista

    22 de outubro de 2025

    De Cláudia Raia à Ana Maria Braga: ranking revela as celebridades que mais inspiram os brasileiros a envelhecer bem

    22 de outubro de 2025

    82% das mulheres do setor tecnológico afirmam que líderes femininas melhoram cultura do local de trabalho, diz pesquisa da Acronis

    22 de outubro de 2025

    Estudo do IBPT revela que em 37 anos da Constituição mais de 8,2 milhões de normas foram editadas, 609 por dia

    22 de outubro de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.