Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Token SHx da Stronghold é listado na bolsa Kraken
    • A hiperescala encontra a estabilidade da rede: ON.energy lança UPS de média tensão desenvolvido para data centers de IA
    • Aumento da população 60+ reforça papel dos projetos sociais
    • Fórum debate IA nas gestões pública e privada
    • Marca de estilo de vida Cookies estreia no Brasil com produtos premium de bem-estar
    • Remédios para emagrecer trazem benefícios além da balança
    • Pearson será a fornecedora exclusiva de exames Salesforce
    • Dinamização de Ribeirão Preto cria oportunidades de negócios
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Negócios»82% das mulheres do setor tecnológico afirmam que líderes femininas melhoram cultura do local de trabalho, diz pesquisa da Acronis
    Negócios

    82% das mulheres do setor tecnológico afirmam que líderes femininas melhoram cultura do local de trabalho, diz pesquisa da Acronis

    Meio & NegócioBy Meio & Negócio22 de outubro de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    Relatório de 2025 da Acronis sobre Mulheres na Tecnologia revela percepções sobre a diferença de gênero no desenvolvimento de carreira e oportunidades de liderança

     

    A Acronis, líder global em segurança cibernética e proteção de dados, lançou hoje seu Relatório “FOMO no trabalho: a lacuna de oportunidades entre homens e mulheres na tecnologia”, revelando diferenças marcantes em como homens e mulheres percebem oportunidades de carreira, desafios no local de trabalho e barreiras ao avanço no setor de tecnologia.

    A pesquisa de 2025 destaca uma diferença consistente de percepção entre homens e mulheres sobre o estado das oportunidades de carreira na tecnologia. Enquanto os homens geralmente enxergam a indústria como mais equitativa, as mulheres relatam barreiras significativas ligadas ao preconceito, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e oportunidades de liderança. Essa divergência ressalta os desafios ocultos que as mulheres continuam a enfrentar. Mulheres na tecnologia enfrentam obstáculos que variam desde preocupações sobre perder eventos que definem a carreira devido às responsabilidades com a Family até a pressão de trabalhar mais horas apenas para acompanhar o ritmo.

     

    Principais conclusões:

    • Igualdade de oportunidades: apenas 60% das mulheres acreditam que homens e mulheres têm igual acesso ao desenvolvimento e crescimento profissional, em comparação com 75% dos homens.
    • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: 63% das mulheres dizem que os desafios de equilíbrio entre vida pessoal e profissional impactam significativamente a progressão na carreira das mulheres, enquanto apenas 49% dos homens concordam.
    • Tempo no trabalho: 67% das mulheres acreditam que precisam trabalhar mais horas para avançar, em comparação com 56% dos homens que pensam o mesmo.
    • Preconceito no local de trabalho: 41% das mulheres vs. 33% dos homens citam preconceito e estereótipos como a principal barreira para as mulheres iniciarem carreiras em cibersegurança.
    • Desafios de liderança: 41% das mulheres vs. 36% dos homens identificam o preconceito como a maior barreira para as mulheres que buscam cargos de liderança em tecnologia.
    • Oportunidades de liderança: 70% das mulheres priorizam programas de desenvolvimento de liderança voltados para mulheres vs. 56% dos homens.
    • FOMO no trabalho: 52% das mulheres estão muito ou extremamente preocupadas em perder oportunidades de carreira devido a responsabilidades com a família, em comparação com 42% dos homens.

     

    “Nossos novos achados da pesquisa destacam como homens e mulheres vivenciam de maneira diferente o trabalho na indústria de tecnologia,” disse Alona Geckler, SVP de Operações de Negócios e Chefe de Gabinete na Acronis. “Lidar com essa disparidade de gênero requer mais do que boas intenções. As organizações precisam reconhecer isso e criar programas que ampliem as oportunidades de liderança, enfrentem o preconceito de frente e criem ambientes onde o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não apresente barreiras que possam potencialmente desviar as carreiras das mulheres.”

    A análise mais ampla da pesquisa reforça este chamado à ação. Apesar do progresso, as desigualdades permanecem profundamente enraizadas na cultura do local de trabalho, especialmente nos campos de tecnologia. As mulheres veem maior valor em iniciativas direcionadas, como desenvolvimento de liderança e defesa de interesses, enquanto os homens tendem a subestimar o peso das barreiras sistêmicas. Essas perspectivas contrastantes não apenas revelam onde as organizações estão falhando, mas também apontam para oportunidades claras para as empresas fecharem lacunas, fortalecerem a inclusão e liberarem todo o potencial de sua força de trabalho para build locais de trabalho mais inclusivos que aproveitem totalmente o talento diverso.

    “Este relatório destaca a necessidade crítica de as empresas ouvirem mais atentamente as experiências das mulheres nas carreiras de tecnologia”, disse Melyssa Banda, Vice-Presidente Sênior de Armazenamento de Unidade e Serviços na Seagate Technology. “Para empresas de todo o setor de tecnologia, destacar modelos femininos, abordar diretamente o preconceito e fomentar culturas inclusivas pode beneficiar toda a indústria. A oportunidade agora é transformar esses insights em ação que possa impulsionar a inovação e criar um local de trabalho onde todos possam prosperar.”

    O relatório “FOMO at Work: The Opportunity Gap Between Men and Women in Tech” é baseado em uma pesquisa global com mais de 650 profissionais de TI de oito países – EUA, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Espanha, Itália, Cingapura e Japão. As mulheres representam apenas 29% da força de trabalho global em tecnologia, um número refletido na metodologia da pesquisa para garantir precisão e relevância.

    O relatório de 2025 se baseia no Relatório de Mulheres na Tecnologia de 2024 da Acronis, “The New FOMO: Females Fear Missing Opportunities in IT”, que explorou pela primeira vez o medo das mulheres de perderem oportunidades (ou “FOMO”, fear of missing out) de carreira focadas em tecnologia. O estudo deste ano ampliou seu escopo ao incluir tanto homens quanto mulheres, cobriu mais países para obter insights globais mais amplos e dobrou o número total de respondentes para refletir mais de perto as realidades da força de trabalho em tecnologia atual.

    Para ver o relatório completo, visite: https://www.acronis.com/en/resource-center/resource/fomo-at-work-the-opportunity-gap-between-men-and-women-in-tech/

    Para saber mais sobre o relatório e suas descobertas com insights adicionais, visite o blog: https://www.acronis.com/en/blog/posts/the-gender-perception-gap-survey-shows-how-men-and-women-see-womens-tech-careers-differently/

     

    Sobre a Acronis
    A Acronis é uma empresa global de proteção cibernética que fornece cibersegurança, proteção de dados e gerenciamento de endpoint nativamente integrados para provedores de serviços gerenciados (MSPs), pequenas e médias empresas (PMEs) e departamentos de TI corporativos. As soluções da Acronis são altamente eficientes e projetadas para identificar, prevenir, detectar, responder, remediar e recuperar-se de ameaças cibernéticas modernas com tempo de inatividade mínimo, garantindo a integridade dos dados e a continuidade dos negócios. A Acronis oferece a solução de segurança mais abrangente do mercado para MSPs com sua capacidade única de atender às necessidades de ambientes de TI diversos e distribuídos.

    Uma empresa suíça fundada em Singapura em 2003, a Acronis possui 15 escritórios em todo o mundo e funcionários em mais de 45 países. O Acronis Cyber Protect está disponível em 26 idiomas em 150 países e é usado por mais de 20.000 provedores de serviços para proteger mais de 750.000 empresas. Saiba mais em www.acronis.com.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    São Paulo recebe o Festival Grand Tasting, que celebra o vinho com mais de 100 rótulos, no Hotel Intercity Paulista

    22 de outubro de 2025

    De Cláudia Raia à Ana Maria Braga: ranking revela as celebridades que mais inspiram os brasileiros a envelhecer bem

    22 de outubro de 2025

    Nova campanha da 36ª Bienal de São Paulo convida o público a trazer suas cabeças para um encontro com a arte

    22 de outubro de 2025

    Estudo do IBPT revela que em 37 anos da Constituição mais de 8,2 milhões de normas foram editadas, 609 por dia

    22 de outubro de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.