Campanha “Chega de Ligação Falsa” revela como brasileiros enxergam a responsabilidade sobre golpes telefônicos Iniciativa da DMA vai às ruas de São Paulo para ouvir a população e estimular o debate sobre fraude digital
São Paulo, janeiro de 2026 – Golpes por telefone fazem parte da rotina de milhões de brasileiros. Afetam pessoas em diferentes contextos e deixam uma pergunta recorrente no ar: Afinal, quem é responsável quando uma ligação falsa acontece?
Para ampliar esse debate, a campanha “Chega de Ligação Falsa”, uma iniciativa da DMA (Digital Made Accessible), voltou às ruas de São Paulo para ouvir a população e provocar reflexão sobre o tema. A proposta é ampliar o entendimento coletivo sobre a fraude digital sem apontar culpados ou emitir julgamentos, buscando compreender como as pessoas percebem a responsabilidade diante dos golpes telefônicos e em que momento a fraude deixa de ser uma ameaça abstrata e passa a fazer parte da experiência cotidiana.
Durante as abordagens, além de questionar quem deveria evitar esse tipo de crime, a equipe explorou a percepção sobre a responsabilidade quando o golpe ocorre e quem deve arcar com o ressarcimento em caso de prejuízo financeiro. As respostas foram diversas e, muitas vezes,contraditórias: para alguns entrevistados, a prevenção e a reparação cabem aos bancos e instituições financeiras; para outros, ao governo, às empresas ou ao próprio consumidor.
Houve ainda quem apontasse que, na prática, ninguém assume integralmente a responsabilidade pelos danos causados.
Entre setembro de 2024 e agosto de 2025, estima-se que 1 em cada 3 brasileiros tenham sido vítimas de golpes digitais, o que representa mais de 56 milhões de pessoas e perdas superiores a R$ 111,9 bilhões, de acordo com o Datafolha. “As entrevistas revelam como a percepção de responsabilidade muda conforme a experiência deixa de ser distante e se torna pessoal.
Estamos diante de um tema que não se resolve com respostas simples. Ouvir a sociedade é um passo essencial para qualificar o debate público e ampliar a compreensão sobre riscos, responsabilidades e caminhos possíveis de prevenção”, afirma Flávia Pollo Nassif, CEO da DMA.
As opiniões registradas refletem percepções e experiências individuais dos participantes. Não representam verdades absolutas nem o posicionamento institucional da DMA, mas ajudam a evidenciar a complexidade do tema e como diferentes vivências influenciam a forma de enxergar o problema.
“A escuta é a premissa central da campanha. Na primeira fase, fomos às ruas para ouvir pessoas que já viveram um golpe ou acompanharam de perto a experiência de alguém próximo, histórias reais, sem filtro. Nesta segunda etapa, avançamos na reflexão com teaser que contextualiza o tema e uma série de 13 filmes que apresentam diferentes percepções sobre um problema que afeta milhões de brasileiros”, destaca Fabio Bottini, VP de Marketing da DMA.
Segundo a DMA, o objetivo da campanha “Chega de Ligação Falsa” é dar visibilidade ao debate e contribuir para a prevenção, estimulando a atenção aos sinais de fraude, o acesso à informação e a adoção de práticas de proteção no dia a dia.
“Estar nas ruas, ouvindo pessoas reais, com histórias e opiniões tão diferentes, foi uma experiência muito forte. Não existe resposta certa quando falamos de golpes telefônicos, cada pessoa enxerga a responsabilidade a partir da sua própria vivência. Justamente por isso, ouvir sem julgar humaniza o debate e mostra que esse não é um problema individual, mas um desafio da sociedade como um todo”, afirma Renata Novaes, Gerente Sênior de CX em Telecomunicações da DMA, responsável pelas entrevistas realizadas em São Paulo.
Assista a Campanha aqui!
https://www.instagram.com/reel/DT3hy5AAv_X/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D
Sobre a DMA
A DMA – Digital Made Accessible é uma empresa de tecnologia sueco-israelense que chegou ao Brasil
em 2018 com a missão de transformar o relacionamento entre empresas e clientes. Suas soluções
exclusivas, protegidas por direitos de propriedade intelectual, são voltadas para a digitalização de
chamadas (Digital Calls) e para a segurança digital.
Ao longo de sete anos, a tecnologia da DMA já viabilizou mais de 1,7 bilhão de Digital Calls e está presente em mais de 140 milhões de smartphones. Hoje, mais de 170 das maiores empresas do Brasil fazem parte da comunidade colaborativa WeDMA, incluindo grandes marcas como Claro, Natura, TIM,
Banco do Brasil, Magalu, Riachuelo e Globo. A empresa atua em diversos segmentos, como telecomunicações, finanças, saúde, varejo e serviços públicos.
Em março de 2024, a DMA expandiu seu portfólio com soluções de Segurança Digital, focadas na prevenção de golpes telefônicos, como o da falsa central. Nesse período a Protect Call já bloqueou mais de 230 milhões de tentativas de golpe.
