Plataforma de segurança da verificadora vincula IA agêntica a identidades humanas para melhorar prevenção contra fraudes e redefinir confiança digital
São Paulo, 29 de janeiro de 2026 – A Sumsub, líder global em verificação e prevenção de fraudes, está anunciando o lançamento de uma solução de Verificação de Agentes de IA. A tecnologia traz uma abordagem inédita para controlar a automação impulsionada por inteligência artificial, vinculando-a a uma identidade humana real e verificada dentro do framework Know Your Agent (KYA) da verificadora.
Enquanto as IAs agênticas ganham popularidade, as empresas enfrentam dificuldades, principalmente pelo fato de a maioria das plataformas tratar a automação como algo inerentemente suspeito, realizando bloqueios por padrão. Para abordar esse desafio, a plataforma de Verificação de Agentes de IA da Sumsub permite separar a automação legítima, conduzida por humanos, de ataques maliciosos, a partir da vinculação a uma identidade real e verificada.
Com isso, se cria uma linha clara de responsabilidade, permitindo que a automação legítima opere enquanto impede atividades ilícitas. A Verificação de Agentes de IA trata a automação como um risco gerenciável, em vez de um alerta automático, tornando mais clara a distinção entre fraude e funcionamento real da inteligência artificial.
“Os agentes de IA estão rapidamente se tornando a espinha dorsal das operações digitais, mas a maioria dos sistemas atuais ainda os trata como caixas-pretas opacas e sem responsabilidade”, aponta Vyacheslav Zholudev, cofundador e CTO da Sumsub. “Com a Verificação de Agentes de IA, a Sumsub é a primeira a vincular tais tecnologias a identidades humanas verificadas em escala. Em vez de tentar confiar cegamente nos próprios agentes, nossa solução foca em verificar os humanos por trás deles.”
Mais segurança para a IA agêntica
A solução que está sendo lançada pela Sumsub funciona em etapas. Primeiro, o sistema detecta atividades automatizadas, avaliando seu nível de risco e aplicando verificações adicionais quando necessário. É uma abordagem que previne ficção desnecessária para usuários legítimos, mas preserva as fortes proteções contra abusos.
Em cenários de maior risco, a Verificação de Agentes de IA pode exigir um teste direcionado de prova de vida para confirmar que um humano real está presente e autorizado. Dessa forma, evita que deepfakes sejam usados no lugar de usuários reais e garante que cada ação esteja diretamente vinculada à pessoa responsável.
Ao se apoiar nas capacidades centrais da plataforma de verificação de ciclo completo da Sumsub, a Verificação de Agentes de IA também inclui os seguintes recursos:
- Inteligência de dispositivos e detecção de bots: identifica quando a atividade é automatizada e avalia seu nível de risco em tempo real;
- Prevenção de redes de laranjas: analisa o comportamento de dispositivos e sinais de rede, além do rastreamento básico de IP, revelando padrões suspeitos entre aparelhos, contas e sessões para expor atividades coordenadas antes que elas possam escalar;
- Verificação de prova de vida: confirma que um humano real está presente e autorizando as ações do agente em momentos críticos, como onboarding, mudanças de controle de conta ou pagamentos de alto valor;
- Pontuação e monitoramento de risco: avalia continuamente sinais comportamentais e contextuais ao longo do ciclo de vida do cliente, permitindo que a automação seja aceita, limitada ou desafiada com base no risco.
Proteção diante de ameaças sofisticadas
De acordo com o Relatório de Fraude de Identidade 2025–2026 da Sumsub, na medida em que as fraudes de identidade atingem níveis sem precedentes de sofisticação, agentes maliciosos potencializados por IA surgem como uma nova forma de evasão. Globalmente, a verificadora registrou um aumento de 180% na parcela de ataques coordenados e de múltiplas etapas no ano passado.
Por outro lado, a automação está se tornando um recurso padrão de eficiência e agora é praticamente inevitável. Cada vez mais, setores como fintech, pagamentos, e-commerce e bilhetagem utilizam agentes de IA ou baseados em navegador para realizar transações automatizadas em massa, tornando esse aspecto central na estratégia de análise de risco das corporações.
“A automação em si não é o problema – é o anonimato. Quando agentes de IA podem mover dinheiro, criar contas ou transacionar em escala sem uma pessoa real por trás deles, a fraude pode se tornar quase impossível de mitigar”, afirma Javier Herrera Zumztein, Transaction Monitoring Pre-Sales Manager da Sumsub. “A Verificação de Agentes de IA muda essa dinâmica ao exigir responsabilidade humana nos momentos em que a automação se torna perigosa. As empresas precisam ter a garantia de que, se um agente agir, sempre haverá um indivíduo real e verificado responsável por isso.”
Com a Verificação de Agentes de IA, a Sumsub ajuda organizações a combater fraudes impulsionadas por IA, verificando agentes de IA e garantindo que apenas automações confiáveis possam agir em seu nome. Saiba mais sobre verificação de agentes de IA e KYA no mais recente artigo do blog de Sumsub (em inglês): https://sumsub.com/blog/know-your-agent/
Sobre a Sumsub
A Sumsub é uma plataforma líder em verificação de ciclo completo que possibilita
compliance escalável e livre de fraudes. Sua solução adaptável e no-code cobre desde verificação de identidade ou corporativa até monitoramento contínuo, ajustando-se rapidamente aos riscos, regulamentações e demandas do mercado em constante evolução.
Reconhecida como Líder pela Gartner, Liminal e KuppingerCole, a Sumsub combina integração perfeita com prevenção avançada de fraudes para oferecer desempenho líder no setor. A empresa também investe em inovação responsável por meio de seu Programa Acadêmico de IA, formando alianças com a academia e instituições de renome para ampliar a resiliência global contra a fraude potencializada pela inteligência artificial.
