Close Menu
Meio e Negócio
    Facebook X (Twitter) Instagram
    .
    • Belkin obtém certificação Qi2.2 para a próxima geração de produtos, apresentando a nova era do carregamento sem fio de 25 W
    • ExaGrid anuncia suporte à Rubrik
    • 7 milhões de tokens esgotados em menos de uma hora; pré-venda do token $MBG quebra expectativas
    • OPEX® Corporation apresenta a suíte integrada Cortex® Sort-to-Order™ para agilizar o atendimento de pedidos
    • Rainbow Six Mobile já está disponível na América Latina
    • Integrar sistemas fotovoltaicos ao projeto arquitetônico é um aliado para a valorização do imóvel
    • Cessna Grand Caravan EX apresentará novas opções de interior executivo, ampliando as oportunidades para missões de alto nível
    • Sweety&Co. passar a integrar o ecossistema Landscape
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Meio e Negócio
    • Publicidade
    • Personalidades
    • Produtos
    • Negócios
    • Engenharia
    • Notícias Corporativas
    • Outros
    • Últimas
    Meio e Negócio
    Home»Notícias Corporativas»Comércio busca alternativas diante da escalada nos preços de produtos sazonais
    Notícias Corporativas

    Comércio busca alternativas diante da escalada nos preços de produtos sazonais

    DinoBy Dino4 de junho de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp

    A Páscoa chegou mais cara em 2025. Segundo um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os tradicionais ovos de chocolate registraram um aumento médio de 9,5% nos preços. O reflexo é sentido tanto no bolso do consumidor, quanto nas vendas do varejo: a previsão era de cerca de 102,6 milhões de brasileiros irem às compras nesta Páscoa, número que representa uma redução de 4 milhões de consumidores em relação a 2024, conforme pesquisa da CNDL e SPC Brasil.

    Entretanto, esse cenário não se restringe à data. A inflação tem impactado outros períodos de forte apelo comercial: no caso da Festa Junina, por exemplo, os preços dos ingredientes e insumos para o preparo dos principais pratos e quitutes tradicionais aumentaram, em média, 5,74% entre 2023 e 2024, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

    A alta generalizada dos produtos sazonais representa um desafio para o varejo. Diante desse cenário, as empresas que desejam manter a relevância e conquistar o consumidor precisam olhar para estratégias além do preço. O momento exige criatividade e foco em vantagens reais para o cliente, como cupons de desconto, promoções, programas de pontos e cashback, além de ações de fidelização e relacionamento.

    “Quando o consumidor está mais cauteloso, é natural que ele busque alternativas que tragam benefício direto ao bolso. E o comércio que entende isso consegue sair na frente. Ferramentas de benefícios se tornam aliadas importantes — não apenas para atrair, mas também para fidelizar clientes em um período de retração”, afirma Rodrigo Dória, CEO da Supertroco, empresa brasileira criadora e gestora de um programa de pontos com sorteios semanais e benefícios para o varejista.

    A importância da fidelização

    Em um cenário de consumo cada vez mais racional e competitivo, a fidelização deixou de ser um diferencial e passou a ser uma estratégia essencial para a sustentabilidade do varejo. Segundo Dória, criar uma conexão próxima com o consumidor, eliminar atritos ao longo da jornada de compra e oferecer vantagens personalizadas com base em dados são atitudes que transformam uma venda pontual em um relacionamento duradouro.

    “Promoções são importantes, mas o consumidor valoriza ainda mais marcas que oferecem soluções reais para o seu dia a dia. Com o histórico de consumo e os dados certos, é possível entregar benefícios personalizados que aumentam o engajamento e ajudam a manter esse cliente no longo prazo”, complementa o executivo.

    E o consumidor brasileiro está aberto a essa relação. Segundo um estudo da Ernst & Young, 66% dos respondentes afirmam que ofertas personalizadas melhoram sua experiência de compra, enquanto 79% dizem que prestarão mais atenção às promoções de marcas com as quais já compartilharam dados. “Em outras palavras, o varejo que entende o seu cliente e oferece soluções relevantes não apenas vende mais — ele se torna parte do dia a dia do consumidor”, explica.

    De acordo com o executivo, a dica é aproveitar datas sazonais para estreitar o relacionamento com os clientes, oferecendo vantagens exclusivas, ampliando canais de comunicação (como WhatsApp ou apps próprios) e demonstrando sensibilidade com o momento econômico.

    “Com mais cautela nas compras, consumidores priorizam vantagens tangíveis e marcas que dialogam com sua realidade financeira. Cabe às empresas entenderem esse movimento e usarem as ferramentas certas para atravessar essas datas com relevância e inteligência comercial”, acrescenta o CEO.

    Consumidor busca alternativas

    A consequência do aumento de preços é o crescente interesse por opções de produtos mais acessíveis. De acordo com um levantamento do site Reclame Aqui, 53,86% dos consumidores estão realizando mais pesquisas de preços e compras em diferentes estabelecimentos, e 44,63% fazem comparações de marcas para encontrar opções mais em conta.

    Isso abre espaço para que pequenos e médios comerciantes também se destaquem, apostando em soluções mais próximas, criativas e de valor percebido. Para esses empreendedores, o momento também é uma oportunidade de reforçar o vínculo com os clientes, especialmente se souberem aliar criatividade com benefícios financeiros.

    Em tempos de orçamento apertado, o preço final ainda possui grande influência na decisão de compra. Porém, segundo Dória, o valor percebido e a experiência proporcionada também ganham peso na escolha do consumidor, que busca cada vez mais sentir que está fazendo um bom negócio.

    “Oferecer benefícios reais, soluções práticas e atendimento próximo pode ser o diferencial para atrair e fidelizar clientes, mesmo em um cenário de retração. Marcas que entendem esse novo comportamento e conseguem dialogar com ele saem fortalecidas, mesmo em cenários desafiadores,” conclui o CEO da Supertroco.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email Telegram WhatsApp

    Relacionados

    Belkin obtém certificação Qi2.2 para a próxima geração de produtos, apresentando a nova era do carregamento sem fio de 25 W

    16 de julho de 2025

    ExaGrid anuncia suporte à Rubrik

    15 de julho de 2025

    7 milhões de tokens esgotados em menos de uma hora; pré-venda do token $MBG quebra expectativas

    15 de julho de 2025

    OPEX® Corporation apresenta a suíte integrada Cortex® Sort-to-Order™ para agilizar o atendimento de pedidos

    15 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Pesquisar
    © 2025 Meio e Negócio
    • Home
    • Sports
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.